Dia Mundial do Pão

Você sabe qual é o tipo de pão mais consumido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil?

Os estados que compõem as regiões são responsáveis pelo consumo de mais de 33 mil toneladas deste alimento ao ano, revela pesquisa Kantar.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução)

BRASIL - Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. No Brasil, as versões industrializadas têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão presentes em 73,6% dos lares do país. Entre tantas opções disponíveis nos pontos de venda, você sabe qual o tipo mais consumido nas regiões Norte e Nordeste?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), das 33,5 mil toneladas do consumo total da categoria em 2016 na macrorregião, 49,3% foi do tipo tradicional/branco. Em segundo lugar ficaram os integrais, com 38,4%, seguidos pelos de leite, com 4,7%.

Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, explica que além de estar inserido em nossa cultura alimentar, especialmente no café da manhã e nos lanches da tarde, o pão é uma opção prática, saborosa e nutritiva: contém carboidratos, proteína, fibras e gorduras boas. "Com o objetivo de atender os mais diversos públicos, os fabricantes estão sempre se atualizando e inovando seus produtos.

A nova geração de consumidores, que está cada vez mais informada, consciente, exigente e atenta às questões que envolvem saúde, bem-estar e praticidade, trouxe diversos desafios à indústria alimentícia. Neste cenário, especificamente os pães puderam ampliar seu espaço nas gôndolas com novas linhas voltadas às questões de saudabilidade", diz.

Juntas, as regiões concentram 7,6% do consumo total nacional de 440,7 mil toneladas. No ranking de compras do segmento apresentado pela consultoria, a região fica em penúltimo lugar: Grande São Paulo (20,6%), Sul (19,5%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (17,5%), Interior de São Paulo (17,1%), Grande Rio de Janeiro (11,4%), Norte e Nordeste e, por fim, Centro-Oeste(6,3%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.