Data comemorativa

Curtir a natureza é boa opção no Dia das Crianças

O contato com o meio ambiente pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Confira algumas sugestões.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O contato com a natureza na infância, além de proporcionar vários benefícios ao desenvolvimento.
O contato com a natureza na infância, além de proporcionar vários benefícios ao desenvolvimento. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Andar descalço, correr entre as árvores, ver animais silvestres bem de pertinho, ter contato com a terra, respirar o ar puro, passear pelas trilhas a pé ou de bicicleta em meio às variadas nuances do verde, sentir e entender a importância daquilo que os adultos falam sobre preservação do meio ambiente, mas de uma maneira prática, longe dos tablets, smartphones e do sofá em frente à televisão. Tudo isso é possível, essa experiência está logo ali, nas unidades de conservação abertas à visitação, algumas delas em áreas urbanas como mostra o infográfico acima.

Laís Fleury é diretora da Alana, instituição sem fins lucrativos, que desenvolveu o programa Criança na Natureza com o objetivo de produzir condições favoráveis para que os pequenos cresçam e se desenvolvam em contato direto com o meio ambiente. Segundo ela, as pesquisas comprovam que o contato com a natureza traz benefícios ao desenvolvimento integral da criança, em cada um de seus aspectos – intelectual, social, emocional, espiritual e físico.

"O convívio com a natureza na infância, especialmente por meio do brincar, ajuda a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas", diz ela, ao acrescentar que esse contato direto com a natureza traz ainda benefícios ligados ao campo da ética e da sensibilidade, como encantamento, empatia, humildade e senso de pertencimento.

Laís conta que os efeitos positivos da conexão com a natureza têm sido testados particularmente em crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), levando em consideração o aumento expressivo de diagnósticos. "Pesquisadores norte-americanos descobriram que uma simples caminhada de 20 minutos em um parque urbano é capaz de trazer mais concentração a essas crianças do que o mesmo tempo de caminhada pelo centro da cidade", afirma.

O contato com a natureza na infância, além de proporcionar vários benefícios ao desenvolvimento, ainda é capaz de tornar as crianças mais conscientes e ligadas à preservação do meio ambiente. De acordo com Laís, há estudos que constatam que a criança que convive com o meio natural e desenvolve afinidade em relação à natureza aprecia e zela pelo mundo à sua volta porque o respeita e o reconhece como seu ambiente de pertencimento.

Nesta semana em que é comemorado o Dia das Crianças, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida pais e filhos(as) a conhecerem uma unidade de conservação que pode estar pertinho de você, sem que seja preciso viajar ou gastar muito. Visitar um universo cheio de conhecimento, curiosidades e diversidades naturais é a proposta que, além de proporcionar um dia com muita diversão, ainda pode transformar os pequenos em futuros heróis da liga pela defesa do meio ambiente. Entre nessa!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.