Cinema

Maranhão Na Tela 10 Anos vai até dia 26 na Praia Grande

O festival começou dia 16 e tem uma programação especial que inclui filmes inéditos, mostras, cursos, oficinas e debates.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Mostra Homenagem Bruno Safadi.
Mostra Homenagem Bruno Safadi. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão Na Tela é o maior festival de cinema do estado e este ano celebra sua primeira década homenageando dez cineastas brasileiros. O evento está acontecendo no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Centro Cultural Vale Maranhão e Espaço Chão, na Praia Grande. Na programação, Panorama Doc Brasil, Mostra Maranhão de Cinema, Anim!arte, além de oficinas, cursos e Cine Café. Todas as atividades têm acesso gratuito. A programação completa está no site do evento.

O Maranhão Na Tela 10 Anos é uma realização da Mil Ciclos Filmes,com patrocínio da OI e da TVN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do Banco do Nordeste, pela Lei Rouanet. O festival tem apoio cultural do Instituto Oi Futuro e das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia. Entre os cineastas homenageados estão Lírio Ferreira, Sandra Kogut, Lúcia Murat, Rosemberg Filho, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Cavi Borges, José Jofily e o maranhense Joaquim Haickel.

Exibição e formação

A Mostra Maranhão de Cinema, única categoria competitiva e destinada exclusivamente à produção cinematográfica local, reunirá 53 filmes, entre eles cinco longas, fora a categoria videoclipe, outra novidade dessa edição. O panorama de filmes locais se completa com uma curadoria de filmes de Joaquim Haickel, maranhense que integra o time dos dez homenageados.

O festival, referência no cinema estadual, teve sua primeira edição em 2007 e é pioneiro no Maranhão a incluir oficinas de capacitação nesse tipo de evento. Neste ano essa maratona está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, por meio do IEMA – Instituto de Educação do Maranhão, que certificará todas as oficinas.

#Serviço

O que: Maranhão Na Tela 10 Anos

Quando: De 16 a 26 de agosto

Onde: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Rua da Feira Praia Grande, 162 – Centro

Centro Cultural Vale Maranhão – Rua da Palma 149 - Praia Grande – Centro

Realização: Mil Ciclos Filmes

Patrocínio: OI, TVN e Banco do Nordeste

Apoio cultural: Oi Futuro e Secretarias estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia

Todas as atividades têm acesso gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.