TOP 5

Relembre programas clássicos da antiga MTV

Veja a lista com alguns dos programas mais nostálgicos do extinto canal brasileiro.

André Nadler / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
O programa Beija Sapo foi um dos líderes de audiência na história da MTV.
O programa Beija Sapo foi um dos líderes de audiência na história da MTV. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Em 30 de setembro de 2013 a MTV Brasil se despedia da televisão brasileira para dar encerramento aos trabalhos de um dos canais preferidos do público jovem, mas ao longo da jornada de 23 anos no ar muitos programas marcaram gerações.

De acordo com a direção do canal, a tese principal é que a MTV fracassou por culpa da internet. O mundo virtual teria sido responsável pelo decadência do principal produto da emissora, os videoclipes, levando as gravadoras a perderem o interesse em levar artistas para gravar o formato dos clássicos álbuns acústicos lançados pelo canal. Outro ponto citado foi a queda nas receitas com publicidade e criatividade dos conteúdos.

O fim da era MTV aconteceu, mas é impossível contestar que a emissora construiu uma personalidade forte, dando construção de um perfil que se moldou através dos anos. No início, a MTV era a própria música. O formato pediu companhia e, logo, se achegaram o humor, os campeonatos de futebol e os programas sobre sexo transformando o que seria um canal simples em um dos principais movimentos da televisão brasileira.

O Imirante.com preparou uma lista para você relembrar cinco programas que bateram recordes de audiência na MTV e que foram adorados por vários telespectadores durante a existência do canal. Veja:

1. Beija Sapo

O Silvio Santos provavelmente foi o pioneiro em lançar programas de namoro na televisão brasileira, mas o Beija Sapo foi o mais autêntico e desafiador nesse segmento. O programa apresentado pela Daniela Cicarelli tinha um vigor como poucos. Uma garota ia ao programa procurar um namorado, e três rapazes vestidos de sapos passavam por provas vergonhosas para conquistar o coração da moça. Caso fossem dispensados, eles poderiam ter um beijo garantido com alguém da plateia. Com o tempo também foram rapazes procurando namoradas - as candidatas eram chamadas de pererecas - e teve até uma edição com famosos, pois o Felipe Dylon procurou um romance por meio do programa.

O Beija Sapo também apresentou sua versão gay, sendo o programa responsável por um dos primeiros beijos gays da televisão brasileira, nos anos 2000, que se deu entre o príncipe Alê e o sapo Jonathas (DJ Feeling), em setembro de 2006.

2. Hermes & Renato

Um humor peculiar, cenários e figurinos de baixa qualidade, mas uma capacidade incrível de render esquetes com alta dose de humor. Inspirados nas esquetes de humor toscas do clássico “Chaves”, um grupo de amigos formou o “Hermes e Renato” e conseguiram entrar na MTV graças a vídeos amadores gravados numa época pré-Youtube.

O programa ficou no ar de 1999 a 2009, e em uma segunda fase exibida durante 2013. Foi desenvolvido e interpretado por Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter, Felipe Torres e posteriormente Gil Brother. Diversos quadros como "Tela Class", "Merda Acontece e "Linhares e sua Turma" fizeram grande sucesso entre os fãs.

3. Ponto Pê

Tirar dúvidas sobre sexo e buscar conselhos amorosos nunca foi tão divertido. A apresentadora Penélope Nova atendia os telefonemas com temas variados sobre amor e sexo, mas o que fazia a diferença era a maneira como ela respondia cada pergunta. Coisas como “É normal a minha namorada sentir uma ardência?” ou “Eu quero pegar o irmão da minha namorada!” era o que havia de mais comum dentro do programa.

O programa saiu do ar em dezembro de 2007. A música de introdução do programa era "En Melody", do músico francês Serge Gainsbourg, famoso por suas músicas de tom sensual. Em 2009 a MTV lançou o programa Podsex, tratando da mesma temática, porém, com outras apresentadoras e com menos tempo.

4. Piores Clipes do Mundo

Fazer desdém da desgraça alheia era o objetivo desse programa. Comandado por Marcos Mion, o Piores Clipes do Mundo trazia semanalmente vídeos horríveis baseados em um tema e a parte mais aguardada sempre era o momento onde Mion analisava destalhadamente cada produção audiovisual, mandando voltar a fita e zoando tudo sem limites.

Com a saída de Mion da MTV, entrou em seu lugar Ferrugem e a cabeça do João Gordo, ganhando novos quadros e um novo formato (seguindo o Gordo a Go-Go), passando a ser apresentado ao vivo e com participação dos telespectadores pelo telefone.

5. Rockgol

Quem desenvolveu a ideia de botar músicos roqueiros para se enfrentar enfrentar nos campos verdejantes de futebol foi um gênio. O campeonato de futebol foi exibido pela MTV Brasil anualmente, entre 1995 e 2008, e depois em 2011 e 2013. A primeira edição em 1995, foi realizada em uma sede particular no Morumbi.

Vale lembrar que além das partidas de futebol narradas por Paulo Bonfá e Marco Bianchi, o produto também ganhou um programa associado a marca, o "Rockgol de Domingo", onde o quadro "Bola na fogueira" colocava grandes jogadores de futebol como Ronaldo e Valdívia em situações complicadas por meio de perguntas de duplo sentido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.