Pensando em comprar presente?

Veja dicas para não se endividar no Dia dos Pais

Acredite, o sonho de qualquer pai é ver os filhos bem e saudáveis.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação )

BRASIL - Aquele que tanto fez por nós desde o dia em que nascemos será homenageado no próximo domingo (13). Pai é a figura que passa segurança e tranquilidade e nos transmite os maiores ensinamentos, para que nos tornemos adultos decentes e conscientes. Por isso, no Dia dos Pais, tentamos presenteá-lo da melhor maneira possível, muitas vezes, a qualquer custo.

Mas é importante entender que não é o valor do presente que será capaz de demonstrar nossa gratidão, amor e carinho. É claro que gostamos de ver o sorriso e a satisfação deles em receber algo que tanto queriam, no entanto, é preciso que se planeje para que isso aconteça da maneira correta e não que seja sinônimo de endividamento.

Acredite, o sonho de qualquer pai é ver os filhos bem e saudáveis, em todos os aspectos, inclusive no financeiro. E já que nem eles e nem nossos avós tiveram a oportunidade de se educar financeiramente, esse processo pode começar agora, por meio de livros, cursos e palestras sobre o tema. O Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade não só para celebrar, mas também para ser um marco de mudança na vida de toda a família em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros.

Um exemplo básico de como não somos educados financeiramente é o fato de não nos programarmos, já no início do ano, para todas as datas comemorativas. Elas já são estabelecidas, só precisamos sentar, decidir o que queremos presentear em cada uma dessas ocasiões, fazer as contas, ajustar e começar a poupar. Dessa maneira, conseguimos comprar à vista e com desconto e ainda evitamos ficar pagando parcelas que se acumulam com outras, formando uma bola de neve, ou mesmo apelar para empréstimos, gastando com juros.

Veja dicas:

Busque um presente diferente, com pouquíssimo investimento e que beneficiaria toda a família;

Certifique-se do que o pai está precisando e una o útil ao agradável. Pesquise em vários lugares antes de decidir onde irá comprar;

Respeite sua situação financeira para comprar um presente que caiba no seu bolso. Nessa época, o comércio faz muitas promoções, basta analisar e ver se vale a pena;
Junte-se com os irmãos e mãe para dividir o valor do presente;

Caso não tenha guardado dinheiro, procure saber quanto de prestação cabe realmente em seu orçamento mensal;

Se seu pai estiver endividado, ajude-o a sanar esse problema, mas dê a ele também um livro ou curso de educação financeira, para que isso não ocorra novamente;

Cuidado com presentes que possam ter custos agregados, como celular, cachorro, entre outros;

Convidar para almoçar/jantar em um restaurante que ele goste, ou mesmo preparar um almoço especial pode ser um presente bastante agradável;

Se for levá-lo para uma viagem, pesquise em diversas agências, pois o preço dos pacotes pode variar;

Caso não dê para comprar nenhum dos presentes que você tinha em mente, converse com o seu pai e planeje-se para poder presenteá-lo em outra ocasião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.