Audiovisual

Programa vai selecionar filmes nacionais para festivais estrangeiros

Comissões de julgamento de festivais em San Sebastián (Espanha), Veneza (Itália) e Locarno (Suíça) vão avaliar inscritos.
Portal Brasil04/04/2017 às 22h00

BRASIL - O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, promovido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), já começou a receber inscrições de longas-metragens finalizados e inéditos fora do País. Também podem concorrer filmes em fase de finalização que já possuam corte provisório de som e imagem.

As comissões de julgamento de festivais em San Sebastián (Espanha), Veneza (Itália) e Locarno (Suíça) vão selecionar os inscritos para participar do programa. Os escolhidos pelos curadores dessas mostras vão concorrer à exibição nos festivais internacionais.

Os interessados em participar devem preencher completamente o formulário de inscrição online no Portal Ancine, e disponibilizar um link onde esteja disponível para visualização um teaser de 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês. O prazo vai até as 23h59 do dia 23 de abril.

As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados aos responsáveis pelos comitês de seleção dos Festivais, que selecionarão de dez a doze filmes, dos quais ao menos dois serão de associados do Programa Cinema do Brasil.

As curadoras Andrea Stavenhagen, delegada para América Latina do Festival de San Sebastian; e Violeta Bava, delegada para América Latina do Festival de Veneza, virão ao Rio de Janeiro entre os dias 6 e 9 de junho para assistir aos longas-metragens em sessões exclusivas.

O mesmo processo de inscrição será usado para realizar o Programa junto ao Festival de Locarno, mas excepcionalmente nesta edição, a equipe do Festival verá os filmes à distância. Os filmes selecionados pela curadoria de Locarno ganham isenção na taxa de inscrição no festival suíço.

Mercado internacional

Uma iniciativa da Ancine, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação.

Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, Toronto, Roterdã, Berlim, Bafici, Havana e Roma.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.