Museus

Exposições brasileiras estão entre mais visitadas do mundo

Quatro exposições sediadas no país estão no ranking de revista britânica que elegeu as dez mais vistas em 2016.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Público no Centro Cultural do Banco Brasil chegou a 749 mil visitantes.
Público no Centro Cultural do Banco Brasil chegou a 749 mil visitantes. (Arquivo/Agência Brasil)

BRASIL - As exposições em museus brasileiros estão entre as mais visitadas do mundo. Quatro das mostras de maior público, em 2016, foram exibidas no Brasil. Três delas estão no topo da lista da revista britânica especializada The Art Newspaper, que elabora um ranking do setor.

As três exposições mais visitadas do mundo no ano passado, de acordo com a publicação, foram realizadas pela filial do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (RJ). “O triunfo da cor: O pós-impressionismo”, que trouxe ao Brasil 75 obra do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, na França, encabeça a lista, com público de 749.679 visitantes, quase 9.700 por dia. Foram exibidas obras de artistas como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse.

Já “ComCiência – Patricia Piccinini”, com obras da artista australiana que trouxeram a questão das mutações genéticas para o território da arte, aparece em segundo lugar na lista, com 444.425 visitantes. Também realizada pelo CCBB Rio de Janeiro, “Castelo RÁ-TIM-BUM: A Exposição” figura como terceira exposição mais vista no mundo em 2016, com 38.205 visitantes. As três exposições citadas tiveram entrada gratuita.

Uma quarta exposição brasileira também aparece no “Top 10” da revista: “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”, exibida pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP) aparece no sexto lugar entre as mais visitadas, com público de 592.854 visitantes (6.525 por dia).

Rankings temáticos

Outras exposições, museus e centros culturais brasileiros foram mencionados em listas específicas do “Visitor Figures 2016″ da revista.

É o caso de “Cartazes soviéticos na grande guerra patriótica de 1941-1945”, exibida pelo Museu Nacional da República, de Brasília (DF), entre as mais visitadas na categoria Arquitetura e Design; “Domus – Moradas Visuais”, do mesmo museu, na categoria exposições de Fotografia; e “Simões Lopes Neto”, exibida pelo Santander Cultural de Porto Alegre (RS), no Top 10 voltado a exposições temáticas.

A 32ª Bienal de São Paulo, que recebeu 900 mil visitantes entre setembro e dezembro do ano passado, aparece no “Top 15 Big Ticket Shows”, que abarca eventos onde é possível visitar diversas exposições com um só ingresso, como bienais e festivais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.