Homenagem

Documentário conta a história do heavy metal piauiense

O projeto audiovisual narra a trajetória da música pesada do Piauí de 1982 até o atual momento.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
O vocalista da banda Megahertz, Mike, participa do filme com um dos principais depoimentos sobre a cena piauiense
O vocalista da banda Megahertz, Mike, participa do filme com um dos principais depoimentos sobre a cena piauiense (Divulgação: Internet)

PIAUÍ - A música pesada teresinense ganhou um belo presente para homenagear a trajetória do estilo musical na capital e também em todo o Piauí. Desde 1982 uma estrada repleta de grandes histórias foi construída por diversas bandas que ajudaram a criar um movimento único na região. Quem uniu todos os fatos sobre essa insólita cena é o documentário Aridez- Metal muito além do fim do mundo, com direção do publicitário Erick Miranda, que será lançado no próximo sábado (1º), no Teatro do Boi , na capital piauiense.
Erick Miranda relata que o circuito do metal piauiense contou com momentos grandiosos. “A história do metal é muito rica e a cidade conhece muito pouco. As pessoas não têm ideia do tamanho da cena, da importância que as bandas daqui tiveram, que tem grupo daqui que lançou discos na Alemanha, Itália, Peru, México ou que a gravadora que lançou o Sepultura nos anos 80 teve interesse de lançar um disco com duas bandas do Piauí”, disse o diretor.

A produção do filme foi financiada com recursos próprios do publicitário e começou em 2013. Com farto material de época, como vídeos em VHS, fotos, resenhas de jornal, revistas e fanzines, Erick conta que as bandas tinham pouco coisa, mas que os headbangers conservaram um grande acervo.“Os fãs tinham jornal de 1987 do (festival) Setembro Rock. Coisas difíceis de imaginar como um cara que tem a tradução do release do Scud feito a mão. Gente que tinha a resenha de jornal do Avalon de 1987. Eles foram a grande fonte de material para o documentário”, acrescentou Miranda.

O ritmo do documentário é bem dinâmico e também tem a participação de integrantes de diversas bandas do Piauí como Warghart, Scud, Demolidor, Monasterium, Anno Zero e outras. De acordo com o responsável pela criação do projeto, o documentário será disponibilizado gratuitamente na internet, logo após a estreia oficial. Assista o trailer:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.