Cinema

Ancine promove debate sobre participação feminina no audiovisual

Seminário irá abordar a redução da desigualdade de gênero no setor e políticas que buscam dar mais visibilidade às mulheres no audiovisual.

Portal Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Seminário vai debater a participação da mulher nas telas e atrás das câmeras.
Seminário vai debater a participação da mulher nas telas e atrás das câmeras. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Para debater a participação da mulher nas telas e atrás das câmeras, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) preparou o Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, que será realizado próximo dia 30, no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Idealizado pela diretora da Ancine, Debora Ivanov, o seminário irá abordar as políticas públicas e as ações da sociedade civil que propõem a redução da desigualdade de gênero no setor e que buscam dar mais voz e visibilidade às mulheres no mercado audiovisual.

A presença feminina no audiovisual ainda é pequena, principalmente nas funções de direção e de roteiro. Em 2016, apenas 20,3% dos filmes brasileiros lançados nos cinemas foram dirigidos por mulheres.

"O Seminário é um convite ao engajamento de todos que percebem a diversidade como uma chave que nos conecta a mundos mais amplos, com maior pluralidade de narrativas", avalia Debora Ivanov, que participa da mesa de abertura, às 9h30, ao lado de Mariana Ribas, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).

O seminário contará com a participação da CEO do Telefilm Canada, Carolle Brabant, que anunciou em 2016 um plano para a paridade de gênero no financiamento público de obras audiovisuais, participa do painel "Estado e indústria construindo a diversidade".

A diretora executiva da WIFT-Toronto, Heather Webb, que atua na capacitação de mulheres no setor, expõe no Painel "O fortalecimento das carreiras de mulheres", e a sueca Ellen Tejle, promotora do selo Bechdel, que mede a presença feminina nos filmes, fala no Painel "Com quais personagens femininas se faz um filme?".

No painel sobre a presença da mulher brasileira nas telas, participam as pesquisadoras Marcia Rangel (UERJ), que vai apresentar um panorama das representações de raça e gênero nos filmes nacionais, e Janaína Oliveira (Fórum Itinerante do Cinema Negro - Ficine), que abordará a questão da mulher negra no audiovisual brasileiro. A mesa contará ainda com a presença das cineastas Renata Martins e Lais Bodanzky.

O evento termina às 17h30, com a participação da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

O Seminário é gratuito e para se inscrever é necessário o preenchimento do formulário até o dia 24 de março. As vagas são limitadas. Ao final do evento, os presentes receberão o Certificado de Participação do Seminário Mulheres no Audiovisual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.