Oportunidade

Semana Nacional de Museus: inscrições até esta sexta-feira

A iniciativa é um instrumento de ampliação do acesso à cultura.

Na Mira, com informações do MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio.
A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASÍLIA - Até amanhã (3), museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar da ação, realizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio, quando instituições brasileiras, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial.

A iniciativa é um instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Além disso, é responsável por um significativo aumento de público: a média de visitantes dos museus participantes sobe mais de 79% no período.

Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 15ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 15 e 21 de maio de 2017, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Icom (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

A realização das atividades fica sob responsabilidade da própria instituição que as inscrever. Ao Ibram, cabe divulgar a programação do evento.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita, exclusivamente, por meio de preenchimento do formulário eletrônico:

• 1º Passo: realização da inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana ou Primavera de Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.

• 2º Passo: realização da inscrição dos eventos a serem desenvolvidos pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.

Saiba mais clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.