Seu cabelo

Cinco dicas para quem quer colorir os cabelos

Alguns cuidados são essenciais para que a pigmentação não seja prejudicada.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas conhecem os cuidados necessários com os cabelos depois de realizar a coloração, como evitar a exposição intensa ao sol e prezar pela manutenção da cor e saúde. Entretanto, também existem algumas ações para quem ainda vai colorir os fios.

Realizar tratamentos e cuidados pré-coloração são importantes para que pigmentos e corantes não tragam tantos danos aos fios. O hairstyle Gil Prando, dá algumas dicas. Confira!

1. Saúde dos fios

O primeiro ponto a considerar antes de colorir os cabelos é a saúde dos fios. Caso eles estejam sem vida, secos, porosos ou com déficit de nutrientes e vitaminas, corre o risco dos pigmentos não atingirem a cor desejada. Por isso, é sempre importante mantê-los hidratados.

“Pelo menos uma vez por semana é preciso fazer hidratação em casa com produtos que sejam enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan ou outros componentes naturais e vitamínicos”, explica o profissional. Caso os fios estejam fracos, o ideal é investir em produtos de reestruturação, preparando-os para receber a cor.

2. Procedimentos químicos

Se você pretende realizar mais de um procedimento químico intenso, uma progressiva, por exemplo, é preciso ficar atento. O mais indicado é que seja realizado um ou outro método, pois os dois são agressivos e podem causar danos à estrutura dos cabelos.

“Caso isso não seja possível, a opção ideal é realizar a coloração antes do tratamento. Isso porque depois de receber um químico mais forte, os fios demoram para pegar cor novamente, portanto o descolorante ou a tintura terão de ficar mais tempo agindo. O resultado, portanto, são cabelos muito mais danificados e ressecados”, explica Prando.

3. Alternativas

É interessante pesquisar sobre tinturas menos agressivas, principalmente se a ideia é tingir em casa. “Os produtos que não têm amônia são melhores, já que agridem menos os cabelos e o couro cabeludo”, afirma Gil Prando. Os tonalizantes, apesar de terem uma ação mais discreta, também são indicados para quem quer fazer a manutenção da cor, pois são químicos menos concentrados, lembrando que tonalizantes não têm poder de clarear, sendo ideal para cobrir os primeiros fios brancos

4. Tratamento completo

Realizar o tratamento completo é a melhor escolha. Antes de começar o procedimento, vale a pena ler o passo a passo e se há recomendações para utilizar outros produtos antes ou depois de aplicar a tintura. Essas informações, normalmente, estão explícitas na própria embalagem.

Além de respeitar a quantidade recomendada do produto, o ideal é seguir o passo a passo corretamente, respeitando sempre o tempo descrito pelo fabricante, “Economizar tinta para danificar menos os fios ou abusar na quantidade a fim de garantir maior pigmentação são dois erros comuns, principalmente de quem faz o procedimento em casa”,explica Gil Prando.

5. Profissional

A escolha do salão e do profissional devem ser feitas com cautela. “Muitas pessoas decidem pela coloração e escolhem um local no impulso, porém isso pode causar um resultado diferente do imaginado”, explica o hairstyle.

Uma pessoa qualificada e de confiança sabe como lidar com os cabelos e escolher os produtos e a cor mais indicados para cada tom de pele, estilo pessoal e que respeite a estrutura dos fios.

“Muitos profissionais não se incomodam em falar a cor que utilizou, e você poderá fazer o retoque de raiz em casa, facilitando o cuidado pós coloração”, comenta Prando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.