Cultura

Dia do frevo é comemorado nesta quinta (9)

Ritmo completa dez anos desde que foi classificado como Patrimônio Cultural do Brasil.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
A palavra frevo foi registrada pela primeira vez em 9 de fevereiro as páginas do Jornal Pequeno e vem de efervescência.
A palavra frevo foi registrada pela primeira vez em 9 de fevereiro as páginas do Jornal Pequeno e vem de efervescência. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Primeiro gênero musical criado especialmente para o carnaval, o frevo é um dos principais símbolos da identidade pernambucana. Neste ano, o ritmo completa 10 anos como Patrimônio Cultural do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os 10 anos de reconhecimento do frevo pelo Iphan foram comemorados nesta quinta-feira (9), data em que Pernambuco celebra oficialmente o Dia do Frevo, em uma grande festa no Paço do Frevo, no Recife. O frevo também é, desde 2012, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O dia também marca o aniversário de três anos do Paço do Frevo, criado em 2014. Iniciativa da Prefeitura do Recife, o espaço funciona como um ambiente de convivência e reflexão, experimentação e renovação, criação e difusão, que oferece um painel, aberto e contemporâneo, de narrativas, memórias e linguagens, tornando-se uma referência para a salvaguarda do frevo e um ponto de atração para artistas, curadores, produtores e programadores do Brasil e do mundo.

"Foi acertada a decisão de transformar o frevo em patrimônio, porque comprova que é uma expressão imortal, algo do povo, que era contra as autoridades. Não há nem pernambucano, nem alagoano, que, ouvindo uma vassourinha, não tenha vontade de pular, de se entregar a um processo profundamente democrático", destacou o ministro da cultura Roberto Freire.

Nesses três anos, recebeu mais de 310 mil visitantes. Em 2016, sediou mais de cem apresentações artísticas e uma série de atividades educacionais, realizadas com o aporte de R$ 1 milhão em patrocínio pela Lei Rouanet.

O ministro também ressaltou a importância da Lei de Incentivo à Cultura para as atividades do Paço do Frevo. "É importante dizer que aqui está presente, de forma muito concreta, algo que hoje em dia é muitas vezes demonizada, a Lei Rouanet, que é antiga. Desvios podem existir, mas é fundamental ter uma lei. E, vendo isso aqui, posso dizer que funcionou, que é importante. É uma satisfação ver que este local é mais do que um museu, é uma oficina de formação aberta permanentemente ao povo de Recife", afirmou.

O 9 de fevereiro foi escolhido como Dia do Frevo em Pernambuco por ser o marco simbólico do surgimento da manifestação cultural: pela primeira a vez, a palavra frevo foi registrada, nas páginas do Jornal Pequeno, que circulou no Recife até a primeira metade do século 20. A palavra vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar efervescência, agitação, confusão, rebuliço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.