Salas de exibição

Ancine mapeia complexos cinematográficos

Mapa registra, também, complexos comerciais fechados temporariamente ou que tiveram suas atividades encerradas.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Na ferramenta, é possível dimensionar tamanho e distribuição geográfica do parque exibidor brasileiro.
Na ferramenta, é possível dimensionar tamanho e distribuição geográfica do parque exibidor brasileiro. (Foto: Acácio Pinheiro/MinC)

BRASIL - A Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicou o Mapa de Complexos Cinematográficos, que representa visualmente a localização dos complexos cinematográficos comerciais registrados na agência.

Na ferramenta, é possível dimensionar tamanho e distribuição geográfica do parque exibidor brasileiro. O objetivo é oferecer um meio de acompanhamento da execução das políticas públicas de incentivo à expansão do mercado de salas de exibição no Brasil.

No mapa, estão representados os complexos comerciais de salas de cinema, ou seja, os que realizam sessões públicas em que haja cobrança de ingresso e exibição de longas-metragens recém-lançados em projeção digital ou em 35 mm.

Além dos complexos em atividade, o mapa registra também os complexos comerciais fechados temporariamente, por motivo de reforma, ou que tiveram suas atividades encerradas durante o ano corrente e os com previsão de inauguração.

Complexos itinerantes, que realizem exibições esporádicas ou por meio de exibições videofonográficas (a partir de DVDs ou Blu-Rays), não foram incluídos no mapa.

Além de ter acesso à representação visual no mapa, o usuário pode clicar nos ícones que representam cada complexo para consultar endereço, número de registro e quantidade de salas em funcionamento, além de um link para o site do complexo ou do grupo exibidor responsável.

A publicação do Mapa de Complexos Cinematográficos é mais uma iniciativa de transparência da Ancine que visa compartilhar com a sociedade as informações coletadas e processadas em seu setor de registro.

Desde setembro de 2015, o Portal da agência já hospeda um Mapa de Mostras e Festivais Brasileiros, com informações sobre todos os eventos comunicados à Agência que ocorrem em todo o País durante um ano, indicando os festivais em andamento, os já encerrados no ano e o os futuros eventos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.