Dicas da Chef

Nutricionista dá 5 dicas para cuidar do coração no fim de ano

Bianca Chimenti ajuda a deixar as ceias de Natal e Ano Novo mais nutritivas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Reprodução)

BRASIL - Com a proximidade do encerramento de 2016, já começam os preparativos para as reuniões em família e entre amigos. A nutricionista Bianca Chimenti elegeu cinco dicas imperdíveis para deixar as ceias de Natal e Ano Novo mais nutritivas e, ainda sim, deliciosas.

A nutricionista alerta para a importância de distinguir quais tipos de gordura consumir e indica o consumo de peixes, óleos vegetais (como o creme vegetal), oleaginosas e carnes brancas em refeições equilibradas. Assim, é possível manter a saúde do seu coração e ter uma cardápio que ajuda a evitar as doenças cardiovasculares.

Confira as dicas da nutricionista Bianca Naves:

1 - Valorize as gorduras ‘boas’! As gorduras insaturadas estão ligadas à redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Peixes e óleos vegetais (e produtos feitos com eles - como creme vegetal) são fontes deste tipo de gordura.

2- Castanhas, nozes e amêndoas, consumidos como petiscos ou adicionados às receitas, são opções deliciosas e nutritivas para incluir gorduras ‘boas’ na sua ceia! Mas consuma com moderação, pois estes alimentos possuem elevado valor calórico.

3 - Comece a refeição pela salada. Ela ajuda a dar sensação de saciedade e a aumentar a sua ingestão de fibras!

4 - As carnes vermelhas costumam possuir teor elevado de colesterol e gorduras saturadas. Prefira carnes brancas, como aves e peixes.

5 - Durante as festas, nossas refeições costumam ser mais sofisticadas que as do dia a dia, mas ainda devem ser equilibradas! O ideal é que o prato principal seja composto de vegetais crus e cozidos, proteína animal (carnes, aves, peixes) e vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, soja), carboidrato (arroz, farofa, massa, batata) de preferência integral e, para fechar, divida a sobremesa com alguém querido!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.