Beleza & Saúde

Como usar o protetor solar aliado a maquiagem

O protetor solar com cor facilita o dia a dia da mulher que quer usar maquiagem.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Usar um protetor com cor de base, facilita a adesão do indivíduo.
Usar um protetor com cor de base, facilita a adesão do indivíduo. (Foto: Reprodução)

BRASIL – Uma rotina que não deve ser dispensada é a da proteção solar, mas muitas mulheres têm dúvidas de como aliar a proteção ao uso de maquiagem. A Dra Flávia Ravelli dá dicas de como conciliar a preservação da pele com a beleza.

O protetor solar com cor é um elemento que coopera bastante com a maquiagem, pois além dos filtros convencionais presentes nos protetores dito comuns, ele tem um pigmento chamado óxido de ferro, responsável por esse efeito de base. Assim, agrega outro benefício, além da proteção contra a radiação UVA e UVB, que é a proteção contra a luz ou radiação visível. Desta maneira, protege a pele de queimaduras, envelhecimento e manchas; sendo também uma maneira prática de disfarçar imperfeições e já deixa a mulher com a pele preparada para receber os outros cosméticos.

A Dra Flávia informa que existe uma sequência correta para a aplicação do protetor solar junto com os produtos dermatológicos. Inicialmente a pele deve ser higienizada com um sabonete, em seguida aplicar hidratante ou creme da manhã (clareador, antirrugas), o protetor solar e em seguida a maquiagem. É importante aguardar alguns minutos para que cada um seque bem antes de aplicar o próximo. Desta maneira, facilita espalhar cada um deles e evita grãozinhos, deixando a pele mais uniforme. A aplicação do protetor solar com cor segue também a regra da colher de chá, ou seja, para a região do rosto e pescoço deve-se usar o corresponde a essa medida para ter uma boa cobertura.

Usar um protetor com cor de base, facilita a adesão do indivíduo, pois é um produto a menos a ser passar. Descomplica a reaplicação, pois não há a necessidade de retirar a maquiagem para recomeçar o ritual. A Dra Flávia lembra apenas que o protetor deve ser utilizado em todas as áreas expostas. No dia-a-dia, as roupas funcionam como barreira à radiação UV, e não há a necessidade de usar o filtro nas partes cobertas. Mas as orelhas, pescoço, colo, braços e dorso das mãos são muito negligenciados e acabam sendo esquecidos. Como resultado ocorre envelhecimento dessas regiões, com surgimento de vasos, manchas, rugas e flacidez. Anos de exposição dessas áreas sem proteção pode, inclusive, desencadear a formação de câncer de pele. Usar um protetor é uma ótima forma de prevenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.