Dicas Na Mira

Cinco destinos para viajar nas férias de fim de ano

O final do ano está aí e nada melhor do que viajar gastando pouco.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
São Luís está na lista dos destinos culturais.
São Luís está na lista dos destinos culturais. (Foto: Reprodução)

Parece mentira, mas já faltam menos de dois meses para o Natal. Sim, 85% do ano já ficou para trás, passaram-se mais de 310 dias de 2016. E antes que você se surpreenda por estar lendo ‘janeiro de 2017’ em sua agenda do celular, que tal procurar um lugar bem legal para passar suas férias?

Não tem tempo para isso agora? O Guichê Virtual preparou uma lista com 5 lugares imperdíveis para você viajar e descansar depois de mais esse ano de trabalho. Escolha seu destino:

1) Buenos Aires (Argentina)
Difícil resumir em um parágrafo as possibilidades turísticas da capital argentina, mas o essencial está em saber que é uma das cidades do exterior que o brasileiro gastará menos ‘plata’ para conhecer. Isto porque um peso argentino está valendo pouco mais de R$ 0,21. Então aproveite a viagem e quando chegar lá, imprima essa lista com os lugares imprescindíveis de se visitar: Casa Rosada, Plaza de Mayo, Obelisco, Caminito, Teatro Colón, Museu de Arte Latinoamericana, Puerto Madero e La Bombonera. Ah, não se esqueça de conhecer uma das muitas casas de Tango da cidade.

2) São Luis (MA)
Única cidade do Brasil fundada por franceses e conhecida como ‘Atenas Brasileira’ por conta do grande número de escritores de lá que foram importantes para o Romantismo, a capital maranhense é um deslumbre de belezas naturais. A praia Ponta d’Areia é a mais conhecida porque fica próxima ao centro, mas a Prainha tem a melhor vista panorâmica da cidade. Já a Praia do Amor é indicada para quem gosta de um contato íntimo com a Natureza, sem interferências da vida urbana. Lá só dá para chegar a pé e a distância do centro urbano faz com que a água seja a mais limpa de toda a São Luís.

3) Aquidauana (MS)
Conhecida como o Portal do Pantanal, a centenária cidade de Aquidauana tem esse nome por conta do rio que corta o município, essencial para a economia da região porque é o único caminho possível para escoar a produção das fazendas da área na época das cheias. A riqueza hídrica de toda a região é o chamariz para quem busca o melhor do turismo de natureza. A cidade, cuja população é formada por 25% de indígenas, abriga ainda as ruínas da extinta cidadela de Santiago de Xerez, uma das 30 primeiras cidades construídas na América.

4) Porto Alegre (RS)
Metrópole mais arborizada, alfabetizada e com IDH mais alto do país, a capital gaúcha recebe todos os anos milhares de turistas. Além dos hotéis e restaurantes, Porto Alegre oferece um contato com a natureza em lugares praticamente intocados pelo homem, como a Cabanha Costa do Cerro, onde o turista pode passear a cavalo ou a pé pela Mata Atlântica. Para quem prefere um tour mais urbano, a Prefeitura da cidade oferece a Linha Turismo, um ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto e que passa pelos atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central.

5) Brumadinho (Inhotim) (MG)
Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho sedia o Instituto Inhotim, entidade que abriga uma das coleções de arte contemporânea mais completas do Brasil, com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O Instituto oferece uma proposta diferente da maioria dos museus, permitindo que as pessoas vivenciem ativamente o espaço. No Inhotim, o visitante passeia livremente por jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, lagos, trilhas, montanhas e vales.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.