Sua Saúde

Especialista dá dicas para prevenir a surdez precoce

Exposição contínua a sons acima de 80 decibéis pode causar perda de audição.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: Reprodução. )

A vida hoje está cada vez mais agitada. E barulhenta. Pessoas com boa saúde, mesmo sem saber, podem estar sendo vítimas dos males causados pelo barulho do dia a dia, uma vez que enfrentamos altos ruídos em toda a parte, seja no trânsito, em boates, ao usar fones de ouvido para ouvir música, em algumas atividades profissionais e até mesmo dentro de casa, ao utilizar o secador de cabelos, o liquidificador, o aspirador de pó, ou simplesmente assistir TV ou ligar aparelhos de som em alto volume.

A exposição contínua a sons acima de 80 decibéis sem nenhuma proteção auditiva pode causar, ao longo dos anos, perda de audição irreversível, de acordo com a predisposição de cada indivíduo. Por isso, é tão importante usar protetores auriculares.

“Os protetores de ouvido são leves e protegem a nossa capacidade auditiva. Engana-se aquele que pensa que, ao usar o protetor, deixará de ouvir totalmente o som à sua volta. Os protetores apenas reduzem o volume excessivo, mas quem os usa não deixa de ouvir o som ambiente", explica a fonoaudióloga e especialista em audiologia, Isabela Carvalho.

Não são só aqueles que trabalham expostos a barulhos - como DJs, operadores de áudio das emissoras de rádio, funcionários que atuam em pistas de aeroportos ou em segmentos industriais - que devem fazer uso dos protetores de ouvido. Quando se vai a um concerto, a uma boate, a uma micareta ou atrás de trios elétricos, no carnaval; e até mesmo à academia de ginástica, usar protetor de ouvido é uma importante medida de prevenção para evitar a perda precoce de audição.

E é muito simples usar protetores, que são moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada pessoa, e diminuem o barulho ambiente em 15 decibéis ou em 25 decibéis, de acordo com o desejo do usuário.

Para quem já suspeita que tem dificuldades para ouvir, o melhor é procurar um médico otorrinolaringologista e fazer os exames necessários para detectar o grau de perda de audição. Em muitos casos o uso de aparelhos auditivos é a melhor solução. Caberá então ao fonoaudiólogo decidir quais próteses são mais adequadas a cada indivíduo. Atualmente, os aparelhos são pequenos e discretos e não afetam a vaidade de quem precisa deles para ouvir os sons da vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, 30% a 35% das perdas de audição são consequência da exposição a ruídos diários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.