Estética

Aplicação de botox é o procedimento mais realizado no mundo

Brasil é o segundo país no <i>ranking</i>, com 1,2 milhão de cirurgias e 1,1 milhão de procedimentos estéticos não cirúrgicos

Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Aplicação de botox atenua linhas de expressão e sinais de envelhecimento
Aplicação de botox atenua linhas de expressão e sinais de envelhecimento (Reprodução)

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society Of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS, em inglês) divulgou os dados, obtidos a partir de entrevistas com mais de 35 mil cirurgiões plásticos membros da entidade. A toxina botulínica A continua sendo o procedimento mais feito entre o público masculino e feminino, com mais de 4,6 milhões de aplicações realizadas ao redor do mundo em 2015.

Outro procedimento estético injetável popular, o preenchimento facial com ácido hialurônico, cresceu 6,5% de 2014 para 2015. O aumento de mamas (mamoplastia) continua a ser o procedimento cirúrgico mais procurado entre as mulheres, com ascensão de 10,4%, quando comparado ao ano anterior. Entre os homens, a cirurgia mais requisitada foi nas pálpebras (blefaroplastia).

O país com o maior número de procedimentos foi os Estados Unidos com 1.4 milhão de cirurgias e 2.6 milhões de procedimentos estéticos não cirúrgicos. O Brasil vem em segundo lugar com 1.2 milhão de cirurgias e 1.1 milhão de procedimentos estéticos não cirúrgicos. Outros países que mereceram destaque são Coréia do Sul, Índia, México, Alemanha, Colômbia, França e Itália. Os Estados Unidos também lideram o ranking da quantidade de cirurgiões plásticos, são 6.500 médicos. Em seguida, novamente, vem o Brasil com 5.500 e a China em terceiro lugar, com 2.800.

As mulheres foram 85,6% do total de pacientes com 18 milhões de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não cirúrgicos realizados no mundo. “As pacientes normalmente buscam jovialidade e beleza, querem um bom contorno corporal e faces mais harmônicas e perfeitas. Buscam o resgaste de autoestima. Não impõem restrições ao tipo ou ao número de procedimentos, preocupam-se sempre em obter os melhores resultados, com alto grau de exigência”, afirma o cirurgião plástico brasileiro Ricardo Boggio. Além do já mencionado aumento de mamas, as cirurgias mais requisitadas foram lipoaspiração, pálpebra (blefaroplastia), abdominoplastia e nariz (rinoplastia). Segundo o Dr. Boggio, a inclusão de prótese de mama corresponde a 30% das cirurgias realizadas por ele.

Os homens fizeram três milhões de cirurgias plásticas e procedimentos não cirúrgicos, representando 14,4% do total. Os procedimentos mais procurados, além da blefaroplastia, foram lipoaspiração, redução de ginecomastia (condição que faz com que a mama masculina se desenvolva), rinoplastia, enxerto de gordura e cirurgia na orelha. De acordo com o cirurgião plástico, é possível notar um aumento na presença de homens em seu consultório, eles representam hoje cerca de 20% dos seus pacientes para tratamentos não invasivos, principalmente toxina botulínica e 18% para cirurgias.

“Quando procuram pelos procedimentos não cirúrgicos, a intenção dos homens é parecer mais jovens. Desejam atenuar os sinais do envelhecimento, no entanto, sem o estigma de terem sido submetidos a algum tratamento. Buscam resultados naturais e discretos. Em relação às cirurgias, ao procurar o cirurgião plástico relatam estar preocupados com a qualidade de vida, com a influência da aparência na atividade profissional e autossatisfação”, detalha o médico.

Na opinião do Dr. Boggio, o ideal seria conciliar injetáveis (toxina botulínica A e preenchedores) e cirurgias faciais. “O emprego dos injetáveis em pacientes jovens, no início do processo de instalação dos sinais de envelhecimento, minimizam a importância destes, mantendo a face em harmonia para a faixa etária que o paciente se encontra. Em faces mais maduras, em que a cirurgia pode ainda esperar, os injetáveis atenuam os sinais do envelhecimento e restauram a harmonia facial. No entanto, quando a indicação cirúrgica é clara, entendo que o lifting passa ser mandatório e que os injetáveis proporcionam acabamento ao procedimento cirúrgico, sendo indispensáveis para o resultado final. Costumo comparar esta indicação à construção civil, a cirurgia plástica corresponde a fase estrutural da obra e os injetáveis e demais procedimentos não-cirúrgicos, ao acabamento”, conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.