Você sabia?

Miopia pode atingir mais da metade da população mundial até 2050

O oftalmologista Sérgio Saraiva comenta a previsão e explica causas e prevenção da miopia.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Quem sofre com a doença precisa usar óculos de grau para correção da visão.
Quem sofre com a doença precisa usar óculos de grau para correção da visão. (Foto: Reprodução)

Miopia é uma doença que atinge os olhos, no qual a imagem é formada antes da retina e por isso chega borrada no cérebro. A miopia é uma da causas de maior dificuldade de visão principalmente entre crianças mais novas.

O médico oftalmologista Sérgio Saraiva explica a relação do consumo excessivo de açúcar com a miopia. Até 2050, 53% da população mundial poderá desenvolver a doença.

Para prevenir a miopia, o médico recomenda evitar o consumo de álcool, consumir pouco açúcar e não exagerar na exposição ao sol. Além disso, Sérgio Saraiva recomenda ir ao oftalmologista uma vez por ano, principalmente crianças em idade de alfabetização.

Geralmente, o tratamento para correção da miopia é a prescrição de óculos. Cirurgia para reduzir o grau só é recomendada quando a doença já está muito avançada.

Ouça a entrevista completa:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.