Não poderia cair em um dia melhor

Dia da Pizza é comemorado neste domingo

A data foi instituída pelo secretário de turismo da cidade de São Paulo, em 1985.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
A pizza é uma refeição prestigiada por muitos brasileiros.
A pizza é uma refeição prestigiada por muitos brasileiros. (Google)

SÃO LUÍS - Com uma infinidade de sabores, de massa fina ou grossa, em formato redondo, quadrado ou até mesmo em cone, a pizza virou paixão nacional. Não é à toa que neste domingo, dia 10 de julho, é comemorado o “Dia da Pizza” em todo o país. A data foi instituída pelo então secretário de turismo da cidade de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, em 1985, em razão de um concurso que escolheria as 10 melhores receitas da cidade.

A pizza é uma preparação culinária de origem italiana que foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro que a mando da coroa, confeccionou uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. Mas nem sempre ela foi assim.

A pizza chegou no Brasil através dos imigrantes italianos, onde grande parte deles se concentrou na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia apenas aos imigrantes, mas logo essa iguaria se espalhou por todo o país, tornando-se um dos pratos favoritos do brasileiro. Já para quem quer se aprender a preparar a massa tão querida pelos brasileiros, há diversos cursos, como o do Senac no Maranhão, de Pizzas, com carga horária de 20 horas, voltado não apenas para profissionais da área de gastronomia.

O chefe de cozinha, em exercício, do Restaurante Escola do Senac, Raimundo Rodrigues, explica que uma boa pizza é aquela feita no forno a lenha de sabores tradicionais pois garantem a originalidade do alimento. “Muitos ingredientes na pizza acaba descaracterizando o seu sabor, preservar a sua história no modo de preparo é essencial para que seja feita uma boa degustação’’, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.