Protesto

Jay Z lança música sobre violência policial contra negros

A faixa <i>“Spiritual”</i> é a primeira música nova do <i>rapper</i> desde 2013.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Canção é um protesto contra a violência policial contra negros nos EUA. (Foto: Reprodução)
Canção é um protesto contra a violência policial contra negros nos EUA. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (7), o rapper americano Jay Z lançou, na internet, a música “Spiritual”, como forma de protesto contra os recentes atos de violência contra negros nos Estados Unidos. Em nota o cantor ainda disse “estar triste e desiludido com a América”.

A música está disponível no serviço de música por streaming Tidal, de propriedade do próprio Jay Z. A música é o primeiro trabalho do cantor em três anos. Um trecho da canção diz: “eu não sou veneno, não, eu não sou veneno/ Apenas um moleque da vizinhança que/ Botou as mãos para o alto/ Em desespero, não atira/ Eu apenas quero fazer o bem, ah".

A "música protesto" acompanha um texto sobre a violência policial contra negros. Em trecho, Jay Z afirma estar “magoado, triste e desiludido com a América”. Veja:

Texto está disponível junto com a canção, no Tidal. (Foto: Reprodução)
Texto está disponível junto com a canção, no Tidal. (Foto: Reprodução)

Em tradução: "Fiz esta música um tempo atrás, eu nunca cheguei a terminá-la. Punch (TDE) me falou que eu devia lançá-la quando Mike Brown morreu, e eu infelizmente disse a ele: 'este assunto será sempre relevante'. Fico magoado por saber que a morte dele não seria a última... Estou triste e desiludido com ESTA América – devíamos estar mais à frente. NÓS NÃO ESTAMOS. Acredito em Deus sei que tudo que acontece é por um bem maior, mas, cara... É duro. Bençãos para todas as famílias que perderam entes queridos para a brutalidade da polícia".

Mike Brown é um garoto negro, que foi morto a tiros aos 18 anos em agosto de 2014, em Ferguson, nos Missouri. Sua morte desencadeou uma série de protestos e manifestações nos EUA. No fim do texto, Jay Z finaliza com uma citação do escritor americano Frederick Augustus Washington Bailey (1818-1895), que diz: "Onde a justiça é negada, onde a pobreza é imposta, onde a ignorância prevalece e onde todas as classes são levadas a sentir que a sociedade é uma conspiração organizada par oprimir, roubar e degradá-las, nem pessoas nem propriedades estarão a salvo".

Ouça a música “Spiritual”:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.