Dicas

Gestante precisa exercitar-se nas estações frias

Fisioterapeuta dá dicas para evitar dor nas costas e inchaços.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Divulgação/Internet)

Chega a temporada do frio e, com ela, a tendência das gestantes é diminuir as atividades físicas, o corpo fica retraído e consome-se alimentos mais calóricos. Mas, é preciso ter coragem para mexer-se, com o objetivo de ter uma gravidez mais saudável, engordar menos e ficar livre dos incômodos inchaços.

A fisioterapeuta Vanessa Marques lembra que, quando fica parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também fica prejudicada, favorecendo os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais.

Mas também vale lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios. Por isso, ela dá dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.

Alongamentos:

Rotação dos ombros para trás, cinco vezes;

Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento;

Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.

Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra):

Caminhadas leves;

Hidroginástica

Atividades funcionais

Postura:

Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar.

Exercício respiratório:

O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respira tranquilamente.

Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.