São João 2016

"São João de Todos" é marcado por alegria e segurança nos arraiais

No Arraial da Praça Nauro Machado, o policiamento é diferenciado ao turismo.

Divulgação/Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Muita alegria e segurança são marcas dos arraiais promovidos pelo governo do Estado com a programação do "São João de Todos" durante o período junino na capital. O aparato de segurança destacado para atuar nos eventos garantiu a tranquilidade das famílias que foram aproveitar a programação no primeiro fim de semana dos festejos. Como resultado do planejamento desenvolvido para o trabalho de policiamento, nenhuma ocorrência foi registrada nos quatro arraiais oficiais e nos 10 Vivas que integram a programação.

Em cada arraial estão destacados cerca de 30 policiais militares que realizam o monitoramento em viaturas, motocicletas e também a pé. No Arraial do Ipem há ainda equipes da cavalaria militar. Já nos 10 Vivas apoiados pelo Governo, a média é de seis equipes por noite de festejo com reforço de viaturas e motos. O plano de distribuição do efetivo considera as áreas mais estratégicas de cada arraial. Equipes monitoram a pé e outra parte mantém a guarda nas entradas e saídas; nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos.

O trabalho da Polícia Militar recebe apoio das equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana; da Secretaria de Estado da Saúde; Secretarias Municipais de Saúde, Trânsito e Transportes, Turismo, Cultura e SAMU; e, ainda, dirigentes de grupos folclóricos. O São João de Todos prossegue até o dia 29 de junho, sempre das 19h até 1h.

Policiamento turístico

No Arraial da Praça Nauro Machado, o policiamento é diferenciado ao turismo com a mobilização das equipes da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). São equipes com domínio de mais de uma língua estrangeira, amplo conhecimento do bairro e suas potencialidades turísticas e treinados para o trato com públicos diversos. A programação no arraial também difere do cronograma dos demais espaços – sempre sextas e sábados, quando há maior movimentação na área.

O público deste festejo tem à sua disposição um posto fixo da Polícia Militar funcionando 24 horas. Informação de pontos turísticos, como se deslocar, onde comer, onde dormir e o que visitar são as solicitações que mais chegam às equipes da CPTur.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.