Dicas

Saiba qual a melhor maneira de aprender inglês para cada idade

Especialista fala sobre quais são os métodos de aprendizado para cada fase.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - No Brasil existem cerca de seis mil escolas de idiomas e 70 redes que oferecem todos os tipos de cursos de inglês para diferentes faixas etárias. Sendo assim, atualmente, é possível encontrar pessoas com mais de 60 anos participando de intercâmbios ou crianças de três anos já arriscando algumas expressões em inglês. Apesar da grande variedade de opções de ensino, muita gente ainda costuma ter dúvidas se existe uma idade mais apropriada para estudar um novo idioma ou qual seria o método mais apropriado para cada etapa da vida.

“A questão de avaliar a idade antes de iniciar um curso vai além da questão da maturidade, pois existem outros fatores que devem ser levados em consideração como a rotina do aluno e o método de ensino que a pessoa tem mais afinidade e facilidade em aprender”, explica a especialista Adriana Albertal.

Existem prós e contras quando o assunto é aprender inglês em diferentes idades e para ajudar a esclarecer as principais dúvidas que as pessoas costumam ter em relação ao tema, Adriana listou algumas dicas e recomendações para cada faixa-etária:

Dos 2 aos 3 anos

É durante essa fase que a criança desenvolve os sentidos e costuma ser mais curiosa. Por conta da idade, as atividades mais recomendadas durante esse período são aquelas que envolvem imagens, músicas e jogos. As atividades também precisam ser curtas e variadas, para conseguir prendem a atenção delas.

Dos 3 aos 4 anos

De acordo com especialistas, essa é a melhor fase para assimilação de fonemas e para o aprendizado de um idioma sem sotaque. As aulas devem ser leves para os alunos não criar uma barreira de que aprender um novo idioma é chato. Histórias e músicas é o ponto de partida para o desenvolvimento de vocabulário nesta fase.

Dos 5 aos 10 anos:

faixa-etária é que a escrita e o vocabulário costuma se desenvolver, então jogos, músicas e brincadeiras que estimulam a curiosidade e o raciocínio é o mais recomendável. Nesse período, as crianças costumam ter familiarização com o código de representação escrita e a identificação de letras e sons.

Além das atividades realizadas dentro da sala de aula que estimulam o aprendizado de forma mais descontraída, os alunos também passam a utilizar livros e cadernos. Os pais podem estimular o aprendizado dos filhos de forma orgânica e natural sem os inibirem, incentivando eles a lerem histórias dentro de casa ou inserindo o idioma na rotina do dia a dia.

Até os 14 anos

Em função da carga horária semanal com o idioma e a metodologia usada, os pré-adolescentes podem atingir um nível intermediário ou maior de proficiência no idioma. As atividades passam a ser mais elaboradas e os alunos possuem mais facilidade em aprender mais palavras em menos tempo. O intercâmbio também é uma boa opção nesse período para falar a segunda língua sem sotaque.

Até os 17 anos

Durante esse período, ainda continua o desenvolvimento da produção oral e escrita no idioma e pode ser enfatizada a leitura de textos no nível de complexidade similar aos do Enem e Vestibular. O interesse em artistas internacionais e séries americanas também são uma ótima opção para estimular o aprendizado do inglês de forma orgânica e descontraída.

Adultos

O desenvolvimento no idioma acontece se o adulto se mantiver no processo motivado, até conquistar a fluência e proficiência plena. Para que isso aconteça, as aulas precisam ser estimulantes e significativas. Por ter uma rotina mais atribulada, é importante que as aulas sejam mais objetivas e focadas. Importante também é a vivência de recuperação da autoestima (muitas vezes perdida com tentativas de aprendizagem frustradas).

Idosos

Por terem uma rotina mais flexível e tempo disponível, nesse período fazer um curso de idioma se torna mais fácil. As aulas precisam ser adaptadas de forma que os alunos se sintam mais confortáveis e respeitando o ritmo de cada um.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.