Oportunidades

Edição 2016 do Prêmio FIL de Literatura abre inscrições

O vencedor será anunciado no dia 29 de agosto.

Na Mira, com informações do MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
A premiação reconhece a trajetória de um escritor vivo com obra em qualquer gênero literário: poesia, novela, teatro, conto ou ensaio.
A premiação reconhece a trajetória de um escritor vivo com obra em qualquer gênero literário: poesia, novela, teatro, conto ou ensaio. (Foto: Agência Brasil)

MÉXICO - Estão abertas, até o dia 29 de julho, as inscrições para o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas. Desde 1991, a premiação reconhece a trajetória de um escritor vivo com obra em qualquer gênero literário: poesia, novela, teatro, conto ou ensaio. O vencedor será anunciado no dia 29 de agosto, em coletiva de imprensa em Guadalajara, e receberá U$S 150 mil (ou cerca de R$ 530 mil), entregues durante a abertura da Feira Internacional do livro de Guadalajara, no México, que será realizada de 26 de novembro a 4 de dezembro.

As propostas podem ser apresentadas por instituições, associações culturais e educativas ou por grupo de pessoas interessadas em literatura. Poderão concorrer escritores com obras em português, catalão, espanhol, francês, italiano, romeno ou galego. Os interessados deverão preencher formulário disponível nesta página.

A seleção ficará a cargo de um juri composto por sete escritores ou críticos literários, eleitos pelo comitê de honra do Prêmio. A premiação é concedida pela Asociación Civil Premio de Literatura en Lenguas Romances, formada por diversas instâncias, como a Secretaría de Cultura da cidade, a Universidade de Guadalajara, o Fundo de Cultura Econômica, o governo do estado de Jalisco, o ajuntamento de Guadalajara e o ajuntamento de Zapopan.

Fundada há 30 anos pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional de Literatura é considerada a reunião editorial mais importante de região Ibero-americana. Além de reunir profissionais da área, é aberta ao público em geral e promove espaço para negócios e debates. Em 2016, a expectativa é que o evento receba cerca de 700 mil visitantes, além de 1,9 mil editoras de 40 países. Os escritores brasileiros Nélida Piñón (1995) e Rubem Fonseca (2003) já foram agraciados com o prêmio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.