Cabelos

Aprenda a cuidar do seu cabelo em casa

O <i>hairstylist</i> Gil Prando, separou as melhores dicas. Confira!

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Reprodução /Internet )

Ter cabelos bonitos e saudáveis parece sempre estar associado ao salão de beleza e a tratamentos demorados. Ir ao salão é importante para manter o corte e cuidar dos fios com tratamentos mais intensos, mas, fazer isso toda a semana é pouco viável para a maioria das mulheres, seja pela falta de tempo ou por um orçamento mais limitado.

Isso não significa, porém, que seus cabelos não possam ficar com uma aparência incrível mesmo sendo cuidados em casa. Com a adoção de alguns hábitos e uso de produtos específicos para o seu tipo, é possível diminuir as idas ao salão sem abrir mão da saúde e beleza dos fios.

Pensando nisso, o hairstylist Gil Prando, separou as melhores dicas para cuidar corretamente de diferentes tipos de cabelo sem sair de casa.

Cuidados no dia a dia

Todos os cabelos precisam de cuidados diários básicos e específicos para cada tipo de fio, seja na escolha do pente e da escova para desembaraçar, na linha de produtos utilizados na lavagem ou nos acessórios, como elásticos ou presilhas. São detalhes pequenos, mas que fazem a diferença para manter a saúde da fibra capilar.

Cronograma capilar

O primeiro passo, que é indicado para todos os tipos de cabelo, é passar a seguir um cronograma capilar mensal. A função deste cronograma é repor a hidratação e os nutrientes que o cabelo perde com o tempo, temperatura, clima, etc. Durante cada semana do mês, três procedimentos devem ser realizados nos cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis.

No cronograma capilar oficial, as semanas um, dois e quatro são compostas de duas hidratações e uma nutrição, que sempre serão feitas em dias alternados, com, no mínimo, 48 horas de espaçamento entre cada tratamento. Na semana três, são duas hidratações e uma reconstrução, procedimento que devolve a proteína dos fios com mais intensidade.

Cada um deles possui um efeito diferente nos fios e, após fazer o cronograma oficial por algum tempo, você pode fazer alterações na repetição de procedimentos, mas sempre realizando pelo menos uma reconstrução por mês e não mais do que duas.

Cada tipo necessita de cuidados extras e produtos específicos para usar nesse cronograma. Veja, abaixo, algumas dicas.

Cabelos ressecados

Com a exposição diária ao sol, calor, frio e poluição, as pontas tendem a ficar com aspecto ressecado e pouco saudável. Por isso, a hidratação é a melhor maneira de cuidar deste tipo de cabelo.

Para tratar os seus fios em casa, devolvendo a eles o brilho e a saúde tão desejados, é importante apostar em máscaras de tratamento que contenham silicone, sejam à base de frutas e óleos vegetais.

Se o frizz também incomoda, quando for refazer o seu cronograma capilar, o ideal é apostar na nutrição, que pode ser realizada com óleos vegetais, como o de coco. Dê preferência a shampoos com pH mais ácido ou neutro na hora da lavagem.

Cabelos tingidos

Muitas mulheres apostam em mudar a cor para renovar o visual. Porém, após o processo de tingimento, é preciso ter cuidados especiais com os fios em casa para mantê-los bonitos e hidratados.

Diminuir o número de lavagens é o primeiro passo para manter a cor viva por mais tempo. Lavar em dias alternados é o suficiente. Escolher produtos indicados para cabelos quimicamente tingidos é o ideal para aumentar a duração da cor.

Se o cabelo está perdendo o brilho, utilizar um shampoo tonalizante na mesma cor da tintura devolve instantaneamente a beleza dele. Além de manter a cor viva, também é preciso investir em hidratação para evitar o aspecto seco e quebradiço.

Para quem tem cabelos tingidos, o kit Tarja Preta, da Lola Cosmetics, com queratina líquida e máscara restauradora, será o seu mais novo melhor amigo. Recupera os fios e pode ser utilizado na fase reconstrutiva do seu cronograma capilar.

Cabelos cacheados

Quem possui cabelos cacheados tende a ter uma raiz oleosa, o que exige mais cuidado. Lavá-los com água em temperatura amena e evitar penteá-los secos são duas dicas preciosas que deixarão os fios saudáveis e manterão o efeito quebradiço bem longe.

Você pode aplicar um creme de pentear específico nos fios para finalizá-los após a lavagem, massageando de cima para baixo para dar volume e definição. Na hora de pentear, escolha pentes de dentes largos. Os mais finos tendem a danificar a fibra dos cachos.

O kit Curly Wurly, da Lola Cosmetics, é perfeito para uso diário e finalização dos cachos, diminuindo o frizz com o pudding e mantendo-os hidratados e bonitos com o shampoo e condicionador.

Cabelos danificados

Procedimentos químicos que mudam a aparência do cabelo são muito positivos e revigorantes na mudança do visual, mas podem deixá-lo danificado com o passar do tempo.

Para estes cabelos, seguir o cronograma é essencial na recuperação da saúde e do brilho. A reconstrução capilar pode ser realizada duas vezes no mês, para que o cabelo se recupere com mais força e rapidez.

Evitar o uso excessivo de pranchas e secadores é importante para que os fios possam ser recuperar em sua totalidade. Aposte na hidratação para nutrir e repor a proteína da sua fibra capilar.

O Kit Socorro Cronograma Capilar, da Lola Cosmetics, vai ajudar você a recuperar os fios, deixando-os lindos e saudáveis. Indicado para todos os tipos de cabelo, pode ser usado para Low/No Poo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.