Dicas

Terapias alternativas diminuem ansiedade das gestantes

Método tem ganhado espaço entre as gestantes e ajudando a acalmar os corações das mamães.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - Gravidez não é doença, mas durante esses nove meses são tantas mudanças e transformações que é mais do que normal sofrermos com oscilações de humor e ansiedade. Isso sem contar a azia, os enjoos e as preocupações com o bem estar do bebê que ainda nem nasceu.

Mas, felizmente, muitas terapias alternativas estão ganhando espaço entre as gestantes e ajudando a acalmar os corações das mamães, ansiosos desde sempre.

Separamos algumas delas para você conhecer melhor. Embora nenhuma possua contra-indicação é muito importante conversar com um médico antes de iniciar qualquer nova atividade.

Terapia de Florais

É uma das mais populares e pode ser usada inclusive no pós-parto. Existem diferentes tipos de florais que podem combater enjoo, melhorar o sono, diminuir a ansiedade, ajudar nas mudanças de humor, aliviar a sensação de insegurança e muitos outros.

Reiki

É uma terapia oriental energética canalizada pelas mãos. Pode ser feita durante toda a gestação. Ajuda a combater a ansiedade e traz uma sensação de relaxamento. Ela pode ainda diminuir enjoos e melhorar o sono.

Shiatsu

Terapia oriental que ameniza dores e tensões musculares além de ajudar a diminuir o nervosismo, a insegurança e a depressão. Evita a prisão de ventre, diminui a tensão muscular e auxilia a gestante a dormir melhor. Pode ser usado a partir do terceiro mês e até na hora do parto, para diminuir dores nas costas. Com o shiatsu só é preciso tomar cuidado porque alguns pontos do corpo da mulher devem ser evitados.

Ioga

Pode-se praticar o ioga a partir do terceiro mês de gestação. Previne dores nas costas, alivia prisão de ventre, gases e traz sensação de bem estar para a gestante.

Fitoterapia

Confecção de chás e comprimidos com propriedades terapêuticas. Ajuda a aliviar o enjoo, azia, prisão de ventre, dores de cabeça e a sensação de desconforto.

Sem tempo ou sem dinheiro para embarcar em uma dessas terapias? Simplifique. Frequente áreas públicas como parques ou praias, onde você pode simplesmente caminhar e descansar a cabeça. Se você mora em cidade de praia, aproveite o final de semana para dar um mergulho no mar. Terapias alternativas são ótimas para ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse, mas estar em contato com áreas verdes também pode ser muito benéfico para você e seu bebê. Estudos recentes mostraram que o contato com a natureza nos deixa mais calmos e mais alegres (sem contar que é de graça e não tem nenhuma contra-indicação).

Independente da terapia que você escolher, é essencial informar seu médico e buscar profissionais qualificados no método de sua escolha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.