Segundo pesquisa

Mascar chiclete pode prejudicar o estômago, mas é bom para memória

Alguns cuidados devem ser tomados por quem tem o hábito de mascar chiclete.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - O hábito é antigo. Os gregos mascavam uma resina de árvore porque acreditavam que a substância tinha poder de curar certas doenças. Será que aquele chiclete antigo realmente fazia bem à saúde dos gregos? Atualmente, mães, pais e dentistas vivem se perguntando se o chiclete é bom ou ruim. Ah, aquele gostinho do chiclete é tão bom! Mas a verdade é que alguns cuidados devem ser tomados por quem tem o hábito de mascar chiclete.

O primeiro grande problema do chiclete é o que torna ele mais gostoso: o doce. O açúcar contido em um chiclete pode servir de alimento para bactérias dentro da boca. Estas bactérias, alimentadas, podem soltar substâncias ácidas que causam cáries. Por isso, se mascar chiclete, escove os dentes! É a única forma de manter sua boca limpa e longe de doenças.

E será que engolir um chiclete faz mal? Será que os chicletes engolidos ficam grudados dentro do corpo para sempre? Quem tem esta dúvida pode mastigar aliviado. Como qualquer alimento, os chicletes engolidos passam pelo esôfago, estômago e intestino até serem eliminados com as fezes.

Mas se engolir um chiclete não é o fim do mundo, é bom não fazer disto um hábito. Engolir muitos chicletes diariamente pode causar obstrução intestinal – quando a passagem do alimento pelo intestino fica bloqueada.

O problema é raro e acontece principalmente quando outros objetos – como moedas – são engolidos também. Afinal, é bom lembrar que o chiclete foi feito para ser cuspido. Outra dica: o chiclete deve ser evitado por crianças pequenas, que podem engolir a goma como se fosse uma bala. E se – glupt! – engolir um chiclete não faz mal, também não fornece nutrientes ao corpo.

Mesmo sem engolir, o hábito de mascar chicletes pode fazer mal ao estômago. Mascar chicletes em excesso pode gerar problemas como a gastrite. Isto acontece porque, quando você mastiga o chiclete, seu corpo entende como se você estivesse ingerindo um alimento e começa a produzir as substâncias que iriam realizar a digestão deste alimento. Como a gente mastiga, mastiga e o alimento não chega ao estômago, estas substâncias não são utilizadas, podendo trazer complicações.

Mas calma, nem tudo é ruim no chiclete. Antes de dar aquele beijinho ele ajuda a disfarçar o mau hálito. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Northumbria, na Grã-Bretanha, o movimento repetitivo de mastigação pode favorecer a concentração e a memória, pois aumenta a quantidade de oxigênio no cérebro. Mascar chicletes, também, pode funcionar como um tipo de massagem facial, afastando o stress e a ansiedade.

Bom, agora você já está sabendo: chiclete tem seu lado bom e seu lado mau. O importante é não exagerar e lembrar sempre de escovar os dentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.