Formação capilar

Mundo curioso: saiba como é a formação do cabelo, da raiz as pontas

Os fios podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - Todos os mamíferos possuem pelos, os gatos, cachorros, vacas, e nós, seres humanos. Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.

O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pelos espalhados por nosso corpo. No fundo desse folículo existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.

Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina? Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que vão se ajuntar, vão se empacotando e formando o pelo.

O cabelo é formado por três partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira. E finalmente a cutícula do pelo que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.

Os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente, por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acreditem: nós temos cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça e os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.