Festival de Cinema internacional

Filme brasileiro Aquarius disputa Palma de Ouro

Brasil terá representante, também, na competição oficial de curtas.

Ancine

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - O Brasil estará representado este ano na mostra oficial do 69º Festival de Cannes com duas produções: o longa-metragem Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; e o curta A moça que dançou com o diabo, de João Paulo Miranda Maria. O festival ocorre entre os dias 11 e 22 de maio, na França.

Aquarius, produzido pela CinemaScópio Produções, está entre os 20 longas-metragens que disputarão a Palma de Ouro. Protagonizado por Sônia Braga, o longa conta a história de Clara, escritora e jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos. Moradora do edifício Aquarius, no bairro de Boa Viagem, em Recife, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem planos de demolir Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento no local.

O pernambucano Irandhir Santos, a brasiliense Maeve Jinkings, os cariocas Carla Ribas e Humberto Carrão, Julia Bernat e o paraibano Fernando Teixeira são alguns destaques do elenco.

Este é o segundo longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça, do premiado O som ao redor (2012), e sua primeira vez no Festival francês como diretor. “Poder fazer a estreia mundial do filme em Cannes é um momento muito feliz desse processo, que teve início há três anos. Fico ainda mais feliz por toda a nossa equipe formada por gente de todo o Brasil, e especialmente por artistas e técnicos pernambucanos”, comemorou Kleber.

Após dois anos consecutivo em mostras paralelas, João Paulo Miranda Maria chega à Seleção Oficial de Cannes com “A moça que dançou com o diabo”

Já o diretor João Paulo Miranda Maria, de Rio Claro (SP), experimenta a sensação de pisar na Croisette pela terceira vez. Seus dois curtas anteriores, Ida do diabo (2014) e Command action (2015), já foram selecionados para Cannes em anos anteriores. O primeiro para uma mostra não-competitiva e o segundo para a paralela Semana da Crítica, em seção dedicada a diretores iniciantes.

A moça que dançou com o diabo vai disputar a Palma de Ouro com produções da Espanha, Colômbia, Tunísia, Reino Unido, Filipinas, França, Romênia, Itália e Suécia. Os dez curtas foram selecionados entre 5.008 candidaturas.

O curta brasileiro, baseado em uma lenda urbana do interior paulista, é sobre uma adolescente, cuja família conservadora e religiosa a impede de sair de casa. Em uma noite, a garota foge para ir a uma festa. Ao chegar ao local, o diabo está à espreita disfarçado como um homem de chapéu, e a convida para dançar.

Confira a lista completa dos selecionados aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.