Cinema

Inscrições para o projeto Curtas Universitários começam nesta segunda

O edital selecionará 20 projetos audiovisuais de estudantes, que receberão apoio financeiro de R$6 mil para realização dos filmes.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - Nesta segunda-feira (11), abrem as inscrições para a edição dos Curtas Universitários 2016. O edital selecionará 20 projetos audiovisuais de estudantes universitários, que receberão apoio financeiro de R$6 mil para realização dos filmes. Os vencedores, também, irão participar de dois dias de workshop, com orientações para a produção dos curtas, e de uma visita aos Estúdios Globo.

Durante a seleção, serão priorizados trabalhos que contenham narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo e contemplem a diversidade de olhares e linguagens. As inscrições para a 4ª edição do projeto seguem abertas até o dia 15 de junho e os filmes selecionados serão exibidos em 2017 no Canal Futura e nas TVs parceiras da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), além de estarem disponíveis no site do Globo Universidade.

Lançado em 2013, o projeto é uma iniciativa do Departamento de Jornalismo e Mídias Digitais do Canal Futura em parceria com a Globo e a ABTU, e tem como objetivo o diálogo com jovens, a disseminação de conhecimento e o estímulo à produção de conteúdo audiovisual.

Curtas selecionados em 2015 serão exibidos em abril

A partir do dia 25 de abril, o Canal Futura apresenta os curtas-metragens produzidos durante a 3ª edição do projeto Curtas Universitários. Trabalhos da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e de Portugal serão exibidos na faixa Sala de Notícias.

Os filmes, com aproximadamente 13 minutos de duração, abordam temas relacionados à educação, cultura, memória, direitos humanos, saúde e meio ambiente. O curta-documentário de estreia, por exemplo, intitulado “Viva Maria, Viva!” e realizado por uma estudante da Universidade de São Paulo, aborda a velhice sob o viés de gênero e mostra como cinco senhoras que tiveram casamentos problemáticos na juventude conseguiram mais liberdade e felicidade agora que são idosas.

Os vídeos também serão disponibilizados nos sites do Canal Futura e do Globo Universidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.