Especial Páscoa

Saiba como se recuperar dos excessos da Páscoa

O abuso de chocolate na Páscoa e a falta de cuidados posteriormente, também podem provocar diarreia ou constipação intestinal.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Foto: Reprodução)

Durante a Páscoa, celebrada neste domingo (27), não dá para controlar o consumo de chocolate. Mas a ingestão em excesso dessa delícia pode acarretar alguns probleminhas tais como inchaço, dores de cabeça, má de gestão e o aumento de medidas. O resultado desse exagero é um corpo intoxicado e um fígado sobrecarregado.

Mas para quem não resistiu ao consumo em excesso do chocolate e as delícias das refeições típicas da época, a dica é correr atrás do prejuízo logo na segunda-feira. “Terminada a semana da Páscoa, é recomendável começar em seguida, uma dieta de baixa caloria. Rica de muitas frutas, como a melancia e o abacaxi, legumes e verduras”, aconselha a médica especialista em nutrologia, Hosana Reis.

De acordo com a médica, o abuso nesses dias também pode ocasionar um problema ainda maior, a disbiose, que ocorre quando a flora intestinal é abalada, gerando uma disfunção colônica, durante o qual, há o predomínio das bactérias patogênicas sobre as bactérias benéficas. “Quando isso acontece ocorre o estufamento abdominal, desconforto e aumento de gases, além de outros problemas mais sérios”, explica Hosana Reis.

Por isso, ingerir bastante líquido é muito importante. Uma média de dois a três litros por dia é o indicado, pode ser água, chás e sucos, de preferência os detox. Também é recomendável abrir mão de doces, comidas gordurosas e pesadas, para que o organismo retome o seu ritmo normal.

O abuso de chocolate na Páscoa e a falta de cuidados posteriormente, também podem provocar diarreia ou constipação intestinal. Dessa forma, uma dieta regada a fibras e a lactobacilos, que podem ser encontrados nos iogurtes, associada às atividades físicas, que aumentam o metabolismo, é recomendada pela médica, para que a flora intestinal volte a funcionar normalmente.

Outras opções são as massagens detox ou o uso de aparelhos estéticos, que contribuem para aliviar a sensação de inchaço e de edemacia. De acordo com a especialista, esses tratamentos ajudam a eliminar os líquidos retidos durante os excessos do feriado. “Na realidade, é essa retenção que causa a sensação de peso e de mal estar, o que faz com que a pessoa acredite que teve um aumento em suas medidas”, explica a especialista em nutrologia.

Assim, passada a Páscoa, o melhor a fazer é voltar a reeducar a alimentação, assumindo uma dieta mais leve, com frutas, legumes, verduras e fibras, que vão ajudar a regular o intestino e acelerar o metabolismo, dando mais energia ao organismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.