Beleza & Saúde

Endometriose: ressonância pélvica ajuda no diagnóstico

O exame demonstra maior sensibilidade para avaliar mulheres com o problema.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
( Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Em função da dificuldade de diagnóstico da endometriose, doença caracterizada pela presença de endométrio – tecido que reveste o interior do útero – em outros órgãos como bexiga, intestino, ovários e trompas, apenas por meio da consulta de rotina, os exames de imagem são os mais recomendados para indicar a provável presença da doença. Dentre eles, a ressonância magnética demonstra maior sensibilidade e especificidade para avaliar mulheres com o problema.

De acordo com o radiologista Sylvio Batista, a ressonância magnética é capaz de detectar endometrioma e endometriose profunda, mais difíceis de serem indicadas por exames de ultrassonografia. “A ressonância magnética é um dos exames fundamentais para diagnóstico da doença. Em caso positivo, o ginecologista deve ainda solicitar exames
laboratoriais específicos para confirmar a patologia”, ressalta o médico.

O exame não necessita de aplicação de contraste e detecta alterações no tecido fibrótico cicatricial e alterações sanguíneas decorrentes da endometriose, em complementação à ultrassonografia com doppler colorido.

“Se comparado a outros exames de imagem, a ressonância magnética se destaca por identificar as aderências e, demonstrar e avaliar a extensão das lesões não–visíveis ao exame de laparoscopia. Com sensibilidade e especificidade acima de 90% para endometriose profunda, pois os achados da ressonância magnética são mais específicos do que os de ultrassonografia e de tomografia computadorizada”, declarou o radiologista Sylvio Batista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.