Cinema

Brasileiros marcam presença no 66º Festival de Cinema de Berlim

Dois curtas e quatro longas-metragem nacionais estão concorrendo.

Portal EBC

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Reprodução / Internet)

ALEMANHA - O Brasil terá significativa representação no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que será realizado na capital alemã a partir desta quinta-feira (11) até 21 de fevereiro. Segundo informações da Agência nacional do cinema (Ancine), a Berlinale, um dos mais importantes eventos anuais da indústria cinematográfica, terá este ano seis produções brasileiras em sua programação: dois curtas e quatro longas-metragem.

A esperança para que um urso de ouro - troféu do festival - seja trazido para o país é do filme "Das águas que passam", de Diego Zon, que concorre na competição oficial de curtas-metragens.

Entre os filmes brasileiros selecionados, três longas-metragens brasileiros estarão na Mostra Panorama, considerada a mais prestigiosa depois da Competição: "Mãe só há uma", novo filme de Anna Muylaert, que em 2015 venceu o prêmio do público da mesma mostra por "Que horas ela volta?"; "Antes o tempo não acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo; e o documentário "Curumin", de Marcos Prado - este último na programação da Panorama Dokumente.

Haverá representação brasileira, também, na mostra Fórum Expandido: serão exibidos o curta-metragem "Ruina", de Gabraz Sanna; e pelo longa-metragem em coprodução com a Alemanha "Muito Romântico", dos diretores brasileiros radicados em Berlim, Melissa Dullius e Gustavo Jahn.

Além dos filmes, treze profissionais brasileiros estarão presentes no Berlinale Talents, programa de capacitação e networking mantido pelo Festival para jovens profissionais do audiovisual. Eles vão participar de oficinas, palestras, workshops, seminários e conferências oferecidos pelo programa. O projeto "The Fading Light of Neon Boy", de Jéssica Luz com produção da Besouro Filmes, foi selecionado para o 13º Talent Project Market e também estará em Berlim no período.

A Ancine apoiará a viagem dos brasileiros à capital alemã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.