Verão 2016

Dicas para evitar dores de ouvido durante os banhos de mar ou piscina

Infecções que provocam dores podem ser provocadas por vírus ou bactérias.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Reprodução/Internet)

Durante o Verão, com a maior frequência dos banhos de mar ou piscina, é importante proteger o ouvido da água para evitar otites, popularmente chamadas de dores de ouvido.

Essas infecções, que podem ser provocadas por vírus ou bactérias, causam dor de ouvido e muitos incômodos.

Para prevenir esse problema, que é a causa para uma das dores mais fortes do corpo humano (perde apenas para o parto e a cólica renal), a fonoaudióloga Andréa Abrahão listou alguns cuidados:

Após nadar, seque os ouvidos com a ponta de uma toalha. Se sentir a presença de água dentro do conduto, deite a cabeça para o lado e encoste a orelha em uma toalha para que o líquido saia.

Se a água não sair e ao menor sinal de secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada, procure ajuda de um otorrinolaringologista.

Evite o uso de hastes flexíveis dentro do ouvido: elas servem apenas para limpar a parte externa, e não devem ser introduzidas no canal auditivo.

O ouvido úmido pode causas coceira, mas é extremamente importante não introduzir nenhum tipo de objeto dentro do ouvido para aliar a sensação. É preciso prestar atenção principalmente nas crianças, para que não se machuquem.

Em caso de dores não se deve pingar remédios caseiros. Apenas o médico poderá dar a orientação adequada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.