Dia das Crianças

Dia das Crianças: saiba como escolher o brinquedo correto

Pediatra dá dicas simples que evitarão problemas.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução/ Internet)

SÃO PAULO - Dez em cada dez crianças dirão que a hora da brincadeira é a melhor do dia. Além da diversão, os brinquedos desenvolvem a coordenação motora e estimulam o aprendizado. Brincando sozinhas ou acompanhadas dos amiguinhos é indispensável manter a criançada segura. Por isso, é preciso muita atenção ao escolher os brinquedos. “Para que as atividades sejam divertidas e seguras os adultos devem redobrar sua atenção. A maior parte das brincadeiras que podem colocar a integridade física da criança em risco acontecem em momentos de distração. Também é imprescindível que os brinquedos não ofereçam riscos eminentes à saúde”, alertou a pediatra Dra. Wylma Hossaka do Estado de São Paulo.

A pediatra ainda selecionou algumas dicas simples que evitarão problemas mais sérios:

Considere sempre a faixa etária

“É imprescindível que a criança tenha apenas brinquedos de acordo com a sua idade. Crianças na fase oral, até os 5 anos, podem colocar peças pequenas na boca e se engasgar com facilidade”, explica a médica.

Brinquedos elétricos são perigosos!

Cuidados com os brinquedos elétricos, eles podem causar graves queimaduras nas crianças. O grupo de risco são os menores de 7 anos.

Brinquedos com ponta ou extremidades cortantes, não!

Procure não presentear os pequenos com objetos pontiagudos, como dardos e flechas. Esses brinquedos perfuram a pele da criança com facilidade.

Tintas podem ser tóxicas

Cuidado com a tinta que foram utilizadas nos brinquedos, elas podem ser tóxicas e dissolver ao ser colocadas em contato com a boca e olhos.

Atenção em correntes e cordas

Brinquedos com cordas e correntes colocam em xeque a segurança. São verdadeiras armadilhas. Evite-os!

Selo de certificação

Não esqueça de verificar se o brinquedo comprado possui o selo de certificação do Inmetro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.