Cinema

Exibição do documentário Território do Brincar‏ ‏ neste sábado

Evento é aberto ao público e após a exibição haverá um roda de conversa sobre o tema.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Divulgação)

Um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras é tema do documentário Território de Brincar, que será exibido gratuitamente no Cine Praia Grande neste sábado (26). O evento é aberto ao público e após a exibição haverá um roda de conversa.

O filme aborda, de maneira muito sutil e leve, as diversas brincadeiras e brinquedos que resistem à era tecnológica e são reproduzidos no dia a dia de meninos e meninas de diversas regiões do nosso imenso país, algumas destas brincadeiras são tão semelhantes que independem de região, etnia ou classe social.

O dia a dia de um adulto quase não lhe dá tempo de se lembrar de sua infância. Muitas coisinhas ficam guardadas lá no fundo do baú da memória. Mas quando este adulto se depara com um cheiro, um gosto ou mesmo uma imagem que lembra sua infância, imediatamente suas lembranças afetivas lhe levam a lugares e um tempo, em que brincar era a coisa mais importante de sua vida.

Território do Brincar é um projeto baseado no trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil, o qual foi realizado pelos documentaristas Renata Meirelles e David Reeks. Acompanhados de seus filhos, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, percorreram os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará e Maranhão, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos das crianças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.