Saúde bucal

Especialista revela quais alimentos escurecem os dentes

Além dos alimentos, outros fatores podem influenciar no escurecimento dos dentes.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto; Reprodução / Internet)

O que você come influencia na conquista por um sorriso saudável, branco e bonito. Isso porque o excesso de pigmentação contida em determinados alimentos e bebidas, como café, beterraba, açaí e refrigerantes pode escurecer os dentes.

Segundo o dentista Paulo Zahr, apesar dos alimentos serem os principais responsáveis pelo escurecimento, outros fatores podem influenciar nesta questão. “O escurecimento dos dentes também pode ser causado por canal, necrose e o uso contínuo de antibióticos. Mas os alimentos são os grandes causadores deste problema”.

O dentista afirma que não é necessário excluir os alimentos do cardápio, mas que diminuir o consumo é necessário para quem quer manter os dentes brancos. Outra ação simples que pode ser adotada para minimizar os efeitos do corante, quando não é possível escovar os dentes logo após as refeições, é fazer um bochecho com água. A medida irá ajudar a reduzir a concentração de corante nos dentes.

Mas para quem já está com o dente manchado, o clareamento dental pode ser a solução. “O clareamento tem como objetivo recuperar a cor original dos dentes. É um dos tratamentos de estética bucal mais procurados por quem está insatisfeito com a coloração, além de ser um meio seguro e eficaz de recuperar o branco perdido”, afirma.

Existem dois tipos de clareamento: o caseiro e o realizado em consultório. De acordo com Paulo, a maioria opta por fazer em casa. O paciente recebe uma moldeira para os dentes com o agente químico e precisa da supervisão do dentista, com visitas periódicas do paciente ao consultório, durante todo o tratamento. Já para quem optar por fazer no consultório, será aplicado sobre os dentes um agente químico mais potente. Em cima do clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que irá promover uma intensificação do clareamento, reduzindo o tempo de tratamento em apenas uma sessão.

O dentista lista, abaixo, alguns alimentos e os motivos que fazem com que eles afetem o branco dos dentes:

Café – A bebida é o principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes, isso porque, a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.

Refrigerante – Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina que mantêm o sorriso atraente.

Beterraba – Que o alimento é saudável, ninguém questiona. Mas por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes ele pode manchar também. A dica é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento.

Chá – Possui vários sabores e costuma agradar bastante, mas as substâncias que dão coloração à bebida podem escurecer os dentes.

Amora, Cereja e Uva – Apesar de pequenas, as frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável aos dentes.

Açaí – A cor forte e escura pode causar manchas nos dentes, por isso deve-se evitar o consumo em excesso.

Vinho – Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.