‘Jornal das Dez’

Gerson Camarotti revela detalhes da viagem do Papa Francisco a Cuba

A série aborda quatro temas sobre assuntos diplomáticos da igreja.

Divulgação/ Rede Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Crédito: Globo/ Divulgação)

De 15 a 18 de setembro, o ‘Jornal das Dez’, da GloboNews, exibe uma série de quatro reportagens em que Gerson Camarotti antecipa detalhes sobre a visita histórica de Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos. Camarotti entrevista com exclusividade quatro importantes cardeais de confiança de Francisco, que lhe permite mostrar detalhes dos temas que serão abordados pelo pontífice. "Com as entrevistas exclusivas desses cardeais, vamos antecipar os principais pontos da viagem inédita de um Papa à Cuba e aos Estados Unidos ao mesmo tempo. Será uma forma de analisar em detalhes questões da diplomacia do Vaticano num momento em que Francisco faz um alerta para questão ambiental, critica o modelo capitalista e demonstra preocupação com o extremismo religioso. O mundo estará de olho nesta viagem", conta Camarotti.

A série aborda quatro temas sobre assuntos diplomáticos da igreja: as preocupações com o mundo atual, a visão sobre o capitalismo, o diálogo do extremismo e a pauta ambiental. Gerson Camarotti entrevista os cardeais Dom Orani Tempesta (Brasil), Peter Turkson (Gana), Luis Martínez Sistach (Espanha) e Kurt Koch (Suíça). Nas entrevistas, eles analisam os principais pontos da viagem, além de dar detalhes do discurso que o papa vai fazer na ONU sobre o meio ambiente. Turkson ainda revela a conversa em que Francisco pediu para que ele fizesse o primeiro esboço da encíclica ambiental, que está sendo preparada. Falam também da visita do pontífice ao local do atentado de 11 de setembro em Nova York e o significado disso.

É a primeira vez que um papa visita Cuba e os Estados Unidos na mesma viagem, que se torna simbólica pelo momento histórico de reaproximação entre os dois países. O Papa Francisco chegará a Cuba no dia 19 de setembro, onde fica por três dias. No dia 22, irá aos Estados Unidos, a segunda parte de uma viagem pelos dois países que, após 54 anos de inimizade, restabeleceram relações diplomáticas com a mediação de Francisco.

A série especial de Gerson Camarotti vai ao ar de terça a sexta-feira, de 15 a 18 de setembro, no ‘Jornal das Dez’, na GloboNews, às 22h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.