Dia do Sexo

Tire suas dúvidas sobre sexo pós-gestação

Como aumentar a cumplicidade do casal.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Toda mulher sabe que a gravidez mexe com o humor e com seus desejos. A constante oscilação hormonal pode causar insônia, mudanças de temperatura corpórea e, inclusive, a diminuição da libido, principalmente depois do parto. Se nessa fase você não tem vontade de manter uma relação sexual ativa com o seu marido, não precisa preocupar-se, é normal que a libido diminua nesse período. Como explicar essa falta de interesse? Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli (CRM 124.315), a placenta é uma das fontes de produção de hormônio na gravidez e, quando ela é expelida, ocorre uma queda nos níveis hormonais e, assim, começa o processo de amamentação. “É nessa fase que pode ocorrer uma leve atrofia dos órgãos que dependem de estrogênio, como é o caso da vagina, que apresenta atrofia de suas mucosas e, também, ocorre a diminuição da lubrificação, causando desconfortos durante a relação”, explica.

Mas a culpa não é só dessa mudança fisiológica. O fato de você agora ser mãe também pode influenciar na falta de interesse pelo sexo. “A mãe coloca o bebê como prioridade, principalmente porque ele é recém-nascido e depende dela, deixando de lado as vontades do companheiro”, afirma a ginecologista.

A primeira vez após o parto

Dra Erica destaca que o casal deve esperar por um período, normalmente até o médico liberar a mulher para as relações sexuais. “O ideal é aguardar entre 40 e 60 dias após o parto. Logo após o parto a mulher libera uma secreção vaginal chamada loquiação e, caso haja um contato sexual com o homem, ambos podem sofrer infecções”, disse. Nessa fase a penetração também pode ser dolorosa, além de aumentar o risco de a mulher desenvolver algum tipo de contaminação no útero, pois o colo do útero muitas vezes não está completamente fechado. “O casal deve ter consciência que o fato de não ter penetração não significa que eles precisam evitar qualquer tipo de contato. Tanto a mulher como homem podem fazer carícias, o que faz bem para a relação”, aconselha.

Outra preocupação do casal é sobre a mudança no sexo e se ele vai ser menos prazeroso com a chegada do filho. A libido da mãe e do pai pode ser modificada devido à nova rotina da casa. Choros do bebê e preocupações podem afetar o desejo sexual do casal. “Mas isso não precisa interferir na relação do casal, principalmente se tiverem o hábito sempre de conversar a respeito de como eles podem preservar a vida a dois”, sugere a ginecologista.

É normal sentir dor nas primeiras relações?

A falta de lubrificação pode dificultar o sexo e causar dor e desconforto. “Com o retorno da menstruação, os hormônios se estabilizam, e o sexo pode voltar a ser prazeroso”, diz a médica. Além disso, outros fatores como noites mal dormidas, cansaço e baixa autoestima devido à insatisfação com o corpo também podem dificultar a relação. Agora, se você percebeu que o seu prazer reduziu – e muito –, vale a pena procurar ajuda de um especialista. “O ideal é esperar até os hormônios se estabilizarem, mas, enquanto esse momento não chega, o casal pode lançar mão de produtos lubrificantes vaginais e técnicas de relaxamentos, grandes aliados da libido”, recomenda a ginecologista.


Vá devagar, encontre uma posição confortável e se acostume com as interrupções que poderão acontecer daqui pra frente quando o bebê chorar. “Especialmente a mulher deve esquecer-se das preocupações na hora do sexo. Algumas delas depois do parto sentem mais facilidade em atingir o orgasmo. A dica é relaxar e aproveitar o momento a dois”, finaliza Erica Mantelli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.