Mulher

Beleza: veja cada tipo de mancha na pele

Reconheça aquela manchinha que tanto te incomoda.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Brancas, amarronzadas, grandes, pequenas... Seja qual for a forma, cor ou tamanho, o fato é que, infelizmente, ganhar umas manchinhas na pele é algo bem comum. E elas podem surgir por vários motivos: como resultado da exposição solar, do envelhecimento, da acne, da gravidez, de distúrbios hormonais e, principalmente, da quantidade de melanina. "As manchas na pele podem se manifestar de diversas formas, como melasmas, mancha senil, sarda branca, dermatite de contato, entre outras. E se a sua intenção é se livrar delas, a dica é: quanto antes começar a cuidar, maiores são as chances de sucesso", diz médica pós-graduada em dermatologia Sílvia Takakuwa (CRM - 87464). Afinal, ter uma pele livre de marcas é o desejo de qualquer mulher.


Você sofre com esse problema? Então conheça os principais tipos de manchas, suas características e as diferenças entre elas:


Manchas senis
Elas puxam para o marrom, são mais arredondadas e podem aparecer em vários tamanhos. "Elas normalmente surgem a partir dos 40 anos, mas pessoas mais idosas que não cuidaram tanto da pele possuem muitas dessas manchas nas mãos, nos braços e no pescoço", afirma Sílvia.


Melasmas
Segundo a médica, essa é aquela mancha que aparece depois da gravidez ou depois das suas férias de verão, quando você abusou do sol na praia ou na piscina e ganhou as famosas melasmas, parecidas com asa de borboleta. "Elas têm uma coloração puxada para o castanho e tamanhos variados. Problemas hormonais e predisposição genética são outros fatores que a causam", conta.


Sardas
Uma das causas principais é a predisposição genética em quem tem a pele clarinha (por exemplo, os ruivos e loiros naturais), mas na maioria dos casos ela pode escurecer com a exposição solar.


Fitofotodermatite
Trata-se daquelas manchas marrons com fundo avermelhado que surgem na pele após contato com frutas mais cítricas, como limão e laranja e também figo e caju, associadas à exposição ao sol.


Dermatite de contato
Por causa de alergia a algum produto ou alimento, surgem manchas marrons na pele, sem um formato padrão. Podem ser grandes ou pequenas.


Para ter uma pele lisa e homogênea
Algumas precauções podem ser tomadas para evitar qualquer tipo de mancha ou doença de pele: passe protetor solar FPS 15 ou maior; não se exponha ao sol entre as 10h e 16h; na praia, use chapéu ou viseira e óculos escuros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.