Maternidade

Segunda gestação? Veja algumas mudanças que ocorrem

Explicando melhor para mães de segunda viagem.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Para algumas mamães, na segunda gravidez a expectativa vem em dobro. Será que o parto vai ser igual? Vou ter os mesmos enjoos? A recuperação vai ser a mesma? O que as novas mamães precisam entender é que nenhuma gestação é igual à outra. O que pode acontecer é que algumas situações se repitam. “Se durante a primeira gestação você sentiu muitos enjoos as chances de sofrer com o mesmo sintoma na segunda aumenta e algumas situações podem voltar a se repetir, mas isto não é regra! Pode acontecer o contrário, e se teve muitos sintomas na primeira, não ter nada na segunda. "A vantagem é que a mulher já sabe quais hábitos deve manter para controlar esses sintomas”, explica a Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM 124.315) pós–graduada em Sexologia.


Uma nova gravidez pode trazer algumas incertezas para a mãe, principalmente se o primeiro filho ainda é pequeno. “É comum a mãe se culpar por não estar conseguindo dar atenção aos seus outros filhos por conta da gravidez, e ficar preocupada como será após o nascimento do caçula. É importante que a mãe mantenha a calma para aproveitar os dois momentos. Com paciência e planejamento conseguirá dar conta de ter uma gravidez tranquila e saudável, cuidando do bebê que está na barriga e dos filhos mais velhos”, afirma a ginecologista.Segundo filho planejadoSe o desejo do casal é aumentar a família é importante que a mulher comece planejar a gravidez, iniciando pela saúde. “A mulher deve mudar os hábitos, controlar o peso, fazer o uso de alimentos ricos em ácido fólico, realizar exames para certificar que a sua saúde está em ordem para que a gravidez ocorra sem complicações”, sugere a Dra.Erica.


Além disso, é importante respeitar o intervalo entre uma gestação e outra. “O ideal é que espere por pelo menos um ano para uma nova gravidez, pois o organismo precisa se recuperar das mudanças provocadas pela primeira gestação”, diz a ginecologista. Após nove meses de gestação, o corpo passa por adaptações. “As mamas e a musculatura abdominal permanecem flácidas, possui maior acúmulo de gordura e a mulher ainda pode sofrer com as varizes”, relata a médica.É importante respeitar o puerpério – período de repouso após o parto.Mudanças na gestaçãoNa segunda gravidez pode ser que ocorra algumas mudanças que a mãe pode sentir diferença. A primeira é que na gravidez do primogênito a mãe sente a criança mexer entre 20ª e a 24ª semanas de gestação e na segunda vez ela pode sentir o bebê mexer antes, por volta da 17ª semana. “Não se assuste se isso acontecer. Além disso, a barriga irá aparecer mais rápido também já que a musculatura abdominal está mais flácida”, frisa a especialista.


É comum também sentir um cansaço e dores na segunda gravidez. “Cuidar do filho e de uma segunda gravidez pode gerar um desconforto emocional que pode se transformar em dores físicas”, comenta a Dra. Erica. A partir da segunda gestação, as contrações de Braxton Hicks, que são conhecidas como contrações de treinamento, ficam mais evidentes. “As mamães de segunda viagem conseguem perceber a diferença de uma contração de parto para as contrações de Braxton, o que tranquiliza a nova mãe”, esclarece a ginecologista.Outra vantagem é que as mulheres que tiveram parto normal na primeira gravidez tendem sofrer menos na segunda quando chegar a hora. “As mães conseguem distinguir qual é o momento certo de ir para o hospital e também lidam melhor com a ansiedade, o que pode ajudar na hora do parto”, finaliza a Dra.Erica Mantelli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.