Alimentação

Descubra por que só dieta não ajuda a emagrecer

Não se iluda, viver de regime não é a solução.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Sentir-se mais magra é a vontade de 9 entre 10 mulheres. Mas realizar este desejo nem sempre é uma tarefa fácil e apenas mudar os hábitos alimentares pode não ser suficiente. No Brasil, o problema não é só estético e impacta índices de diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e respiratórios, além de problemas psicológicos, decorrentes da baixa autoestima. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país.

"Quando uma pessoa precisa emagrecer, muitas vezes ela não sabe definir o que está por trás desta necessidade. A vontade de perder peso de fato existe. Mas o indivíduo não sabe descrever os verdadeiros motivos deste desejo, fator que o leva a não conquistar seus objetivos", afirma Vilella da Matta, presidente de uma empresa especializada na formação de coachs no país e que desenvolveu o método Diet Coaching que ajuda as pessoas neste desafio. "O coaching em emagrecimento auxilia todos os que estão neste processo a quebrarem as barreiras que os impedem de conseguir emagrecer para alcançar uma vida mais produtiva e saudável".

O processo colabora para que a pessoa tenha uma percepção clara de seus próprios desejos e consiga enxergar o que é necessário para alcançar essa realidade. Outro ponto importante é mostrar ao indivíduo os erros que comete em relação à comida, quando a usa como instrumento para preencher vazios emocionais. "Muitas pessoas que precisam perder peso encaram a alimentação como uma "bola de neve", um ciclo de ganho de peso contínuo, devido a problemas que estão longe de serem simplesmente só fome", esclarece Vilella.

Uma das importantes funções do coaching nutricional é ajudar a pessoa a se enxergar dentro deste ciclo vicioso e apresentar soluções para que cesse o hábito de comer compulsivamente. O processo de coaching também contribui ao estabelecer metas e prazos. "Se o objetivo de uma pessoa é emagrecer 20 quilos, o profissional traçará um plano estratégico de quantos quilos deve se perder por mês para que chegue ao objetivo desejado", afirma Vilella.

Mais uma ação importante do coaching é destacar os fatores motivacionais do indivíduo que está em fase de emagrecimento: os benefícios que a perda de peso trará para a pessoa, tanto em plano emocional quanto pessoal, além da análise dos valores emocionais que estão em jogo. O resultado em termos de quilos perdidos para o coach não é o mais relevante, mas sim tudo que a autoestima e a leveza conquistada trouxeram para melhorar a qualidade de vida de quem conseguiu emagrecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.