Família

Dia dos Pais: o valor da presença paterna na gestação

Eles tem um papel importante em cada etapa.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Uma gravidez costuma ser acompanhada de medos, dúvidas e anseios. Afinal, nesta fase da vida a gestante vive situações únicas e que jamais serão esquecidas. Durante esse período, as mudanças são inevitáveis na vida de toda a família e, sobretudo, na mulher. Dentre tantas alterações físicas e hormonais, é comum que muitas gestantes, apesar de radiantes de felicidade, fiquem mais sensíveis e sintam uma necessidade muito maior de apoio e atenção do companheiro.

Segundo o ginecologista especialista em Reprodução Humana, Dr. Renato de Oliveira, ao longo da gestação, o envolvimento do futuro papai é indispensável para a formação de um vínculo, tanto com o filho ainda na fase uterina, quanto com a mulher, que poderá compartilhar as emoções desta fase da vida. “É importante lembrar que a gravidez é do casal e não apenas da mulher. Por isso, durante o pré-natal, o cuidado do pai com a gestante envolve atenção e compreensão em relação às modificações estruturais e psicológicas da mulher. O acompanhamento em consultas médicas e exames, além do compartilhamento de responsabilidades, evita a sensação de sobrecarga na mulher e permite melhor aproveitamento do casal desses momentos únicos”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, o pai engajado colabora para o desenvolvimento físico e psicológico do bebê, além de transmitir à futura mamãe afeto e segurança, fazendo com que ela se sinta muito mais preparada para acolher o recém-nascido. E, após o nascimento do bebê, o homem pode e deve auxiliar diretamente nos cuidados básicos, como trocar fraldas, alimentar, dar banho e participar das consultas com o pediatra. “O homem pode conversar com especialistas, com amigos ou fazer pesquisas em revistas ou livros sobre a paternidade. Vale ressaltar que a aprendizagem vem com a prática e as mamães também passam por isto. Portanto papais, lembrem que comprometimento, apoio e muito amor são imprescindíveis para mãe e filho”, destaca.

MEDICINA REPRODUTIVA E O SONHO DA PATERNIDADE

O sonho de ter um filho não é único das mulheres. Muitos homens também desejam a paternidade. No entanto, alguns casais passam por momentos difíceis quando tentam engravidar devido a alguma causa de infertilidade, seja ela feminina, masculina ou de ambos.

Nos últimos 30 anos, as técnicas de reprodução assistida avançaram muito e o sonho de ter um filho ficou mais próximo da realidade de muitos casais considerados inférteis. Para Dr. Renato, a Fertilização in vitro (FIV) foi um dosprocedimentos que propiciou uma possibilidade para vários casais, inclusive os com laqueadura ou com alguns dos fatores masculinos para a infertilidade. O número de casais que se submetem à FIV aumentou significativamente, devido a diversos fatores: “seja por conta da participação da mulher no mercado de trabalho, que a faz adiar o sonho da maternidade; baixa concentração de espermatozoides no espermograma; pacientes com laqueadura, além de outras indicações. Independente do motivo, as técnicas de reprodução assistida oferecem possibilidades de aumentar as chances de gravidez”, finaliza o ginecologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.