Bem estar

Dia dos Pais: como equilibrar carreira com os filhos?

Veja como organizar melhor a sua rotina.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

O Dia dos Pais é uma oportunidade para os pais avaliarem como está a rotina, se há equilíbrio ou desequilíbrio entre carreira e vida familiar. Em geral, o dia a dia estressante, com metas e cobranças, faz com que o homem tenha uma agenda lotada de compromissos. Mas a organização do tempo é crucial para garantir eficácia nos dois lados (pessoal e profissional), afirma a coach Bibianna Teodori.

Segundo a especialista em relacionamentos, é preciso também compreender que o equilíbrio entre carreira e vida em família é qualitativo. “Não adianta um pai dedicar um final de semana aos filhos se, durante o sábado e o domingo, ele não sair do celular e do computador. Melhor ter duas horas com os filhos, mas dar-lhes total atenção, gerando neles uma experiência marcante, relevante e inspiradora. É muito mais desafiador criar qualidade do que quantidade”, completa.

Diante de problemas corriqueiros no dia a dia, o discernimento é fundamental para resgatar o equilíbrio perdido, explica Bibianna. “Priorizar necessidades, planejar ações e ter consciência real de nossa autonomia de tempo é fundamental para atuar bem nas duas áreas da vida.” De acordo com a coach, a competitividade no mercado de trabalho e nos negócios tende a afastar as pessoas de outros papéis importantes, como o de pai, pois são consumidas por essas pressões externas.

“Por isso enfatizo a importância de conduzir a própria vida. Caso contrário, seremos conduzidos de um lado para o outro. Renato Russo, em sua música ‘Há Tempos’, já dizia que ‘disciplina é liberdade’. Reitero esse conceito, pois com disciplina será possível ter liberdade para fazer as coisas que mais importam, como estar sempre próximo da família.” Um estudo da FranklinCovey, empresa especializada na melhoria de performance, analisou que no período de dez anos aumentou em 10 horas o tempo que o casal fica fora de casa.

“Esses dados significam que os dois ficam menos tempo juntos e menos tempo com os filhos. Podemos pensar em muitas justificativas para essa ausência, como a necessidade de se envolver por inteiro em um projeto ou dedicar mais horas no escritório para conquistar uma boa posição na empresa. Entretanto, nem sempre mais tempo no escritório significa maior produtividade. O equilíbrio é tudo”, finaliza Bibianna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.