Bem-estar

Dez dicas simples para quem deseja começar a correr

Veja como evitar lesões nesse tipo de atividade física.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

O número de corredores de rua no Brasil aumenta exponencialmente ano após ano. Segundo pesquisa da consultoria Relevance, realizada em janeiro de 2014, estima-se que cerca de seis milhões de pessoas pratiquem algum tipo de corrida. Não à toa, o número de praticantes do esporte cresce tanto, afinal, basta ter um par de tênis e um pouco de vontade para começar. Mas seria isso o suficiente para iniciar o esporte?

Além de um calçado de qualidade e da disposição, algumas medidas são necessárias para que a atividade seja segura e proporcione os resultados esperados, do contrário, correr pode ser “um tiro no pé”. Segundo o gerente médico, Carlos Eduardo Travassos, ao iniciar qualquer tipo de modalidade esportiva, é fundamental realizar uma avaliação médica e física para conferir como anda o funcionamento do organismo. “Além disso, é importante que o candidato a corredor possa contar com a orientação de um educador físico, que garantirá que os treinos sejam executados em um ritmo seguro e saudável”, explica.

Abaixo, confira 10 dicas para quem pretende iniciar no mundo da corrida sem imprevistos:

· Avaliação médica: Faça um check-up completo. Isso é fundamental para evitar problemas de saúde e praticar o esporte com total segurança.

· Motivação: Escolha um local atrativo para treinar, procure se unir a outros amigos corredores, selecione uma boa trilha sonora e trace um pequeno objetivo a ser alcançado.

· Antes de correr: Alimente-se duas horas antes para dar tempo de fazer a digestão. Também faça aquecimento e alongamento meia hora antes do treino.

· Hidratação: Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é fundamental para qualquer atividade física.

· Vestuário: Use um tênis que já tenha sido utilizado anteriormente. Tênis novos podem prejudicar a pisada e causar lesões. Vista roupas leves e confortáveis, que não limitem seus movimentos.

· Dores: Faça compressas de gelo nos locais doloridos. Também é interessante utilizar medicamentos com diclofenaco dietilamônio, como o Biofenac, pois seu princípio ativo age na inflamação combatendo a dor.

· Ritmo: Respeite as condições de seu corpo. É importante não forçar demais na velocidade e na distância para evitar lesões.

· Frequência: Para criar resistência, comece com caminhadas, depois, passe para trotes (corridas leves, mas com passadas mais curtas) até, finalmente, iniciar corridas de curtas distâncias. As distâncias devem ser aumentadas gradativamente.

· Postura: Procure manter o tronco ereto, olhando sempre para o horizonte. Mantenha os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. Prefira passos curtos ao invés de passos longos e não toque o calcanhar no chão. A postura correta aumenta a performance e evita lesões.

· Índice de massa corpórea: Serve para verificar se o peso está acima ou abaixo do ideal de acordo com a altura. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado, ou seja, IMC = massa / (altura x altura). O cálculo serve para estabelecer metas de acordo com as necessidades de cada corredor.

Resultados:

Menos de 17 = muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49 = abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99 = peso normal

Entre 25 e 29,99 = acima do peso

Entre 30 e 34,99 = obesidade I

Entre 35 e 39,99 = obesidade II

Mais de 40 = obesidade III (mórbida)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.