Mulher

Férias na praia? Veja como cuidar bem dos cabelos

Dicas para recuperar toda a beleza dos seus fios.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

Não é apenas a pele que sofre com os efeitos da exposição demasiada aos raios solares, ao cloro da piscina, água do mar e a baixa umidade do ar. Os cabelos sujeitados a esses fatores externos ficam muito danificados, pois perdem água e proteína essenciais para a sua hidratação. O fio é envolvido por uma grande quantidade de proteínas, entre elas a queratina. Ela é uma proteína fibrosa que igualmente atua na formação de unhas e outras estruturas do corpo. “Essa proteína tem a função de envolver o fio com uma película. Desta forma, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo”, informa a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862).

A queratina é indispensável para a conservação da saúde, beleza e sedosidade do cabelo. No entanto, quando a mesma sofre alguma modificação por causa de agentes físicos como o sol e a poluição ou processos químicos como descolorações, alisamentos, colorações e, inclusive, o cloro de piscina acaba danificando a fibra e, desta forma, destrói as propriedades do cabelo.

Segundo a Dra. Helua, os cabelos tendem a ficar mais ressecados no verão também por causa das altas temperaturas da estação e pelo uso produtos inadequados que promovem uma oxidação dos fios. “A oxidação dos fios retira de seu interior os nutrientes responsáveis pela hidratação, como a própria água. Assim, as moléculas de oxigênio penetram no cabelo e ficam ativas pelo calor ou luz ambiente”, descreve a dermatologista. Ela explica ainda que os raios ultravioletas causam aberturas na cutícula, que é a camada externa do fio, contribuindo para o ocasionamento de pontas duplas e deixando-o mais vulnerável à ação de poluentes e agentes mecânicos. "O fio fica mais agredido com a ação do sal ou do cloro. Isto porque, no caso do sal do mar, ele retira a água dos fios, provocando uma desidratação dos mesmos e, diante disso, ficam mais sensíveis”, informa a Dra. Helua.

Já no caso do cloro da piscina, ele remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.

“O hábito de deixar o cabelo secar após o banho de piscina é errado, pois o sol intensifica a ação do cloro na cabeça, o que ocasiona em uma maior danificação do fio. O ideal é, assim que sair da piscina, lavá-los em água corrente para retirar o produto que se acumulou. Para deixá-los limpos, utilize xampu reparador e aplique condicionador com vitaminas que restauram os fios e silicone”, ensina a especialista.

De acordo com a dermatologista, é possível aproveitar o verão sem causar tantos danos aos cabelos desde que alguns rituais de beleza sejam seguidos diariamente, proporcionando assim uma maior resistência a cabeleira. Neste caso a mulher precisa ter sempre em mãos produtos que colaboram para a sua proteção como o Leave-in, bálsamo capilar e creme para pentear para não romper o fio durante a escovação.

Veja outras dicas da Dra. Helua Mussa Gazi para garantir cabelos bonitos, hidratados e macios:

· - Bloqueie a radiação solar com a utilização de protetor solar capilar;

· - Na hora do banho dê preferência a água em temperatura ambiente, pois o calor abre as cutículas. Na sequência, aplique novamente o protetor;

· - Evite prendê-los úmidos ou molhados para prevenir danos à estrutura;

· - Opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos para pentear os cabelos.

· - Evite usar o secador de cabelo em temperaturas elevadas, pois ele retira a água do fio;

· - Faça hidratação regular, pelo menos uma vez por semana. No caso de hidratação profunda, deve ser realizado em intervalos de quinze dias;

· - Mantenha os cabelos limpos para prevenir o surgimento de problemas com seborreia e caspa, muito frequentes no verão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.