Alimentação

Corpo: confira todos os benefícios do chocolate amargo

Saboroso e faz bem! Veja como incluir seu consumo na dieta.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

O chocolate amargo, quando aliado à alimentação saudável, pode oferecer diversos benefícios aos praticantes de atividade física. O cacau é o principal componente do chocolate e, por ser composto por teobromina, cafeína e teofilina, proporciona efeitos positivos nos sistemas nervoso, gastrointestinal e cardiovascular. Além disso, por ter ação estimulante, o chocolate amargo ajuda a aumentar a disposição.

De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, o consumo de chocolate amargo após o treino colabora para a recuperação do glicogênio muscular, além de fornecer compostos antioxidantes. “Durante a prática esportiva, há a formação de radicais livres, e chocolate amargo contribui para a neutralização desses compostos”, afirma a nutricionista.

A função antioxidante também pode estar associada com a redução de gordura corporal, o que colaboraria para o emagrecimento. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que consomem chocolate amargo frequentemente apresentam menor índice de massa corporal. Isso porque, em quantidade adequada, o chocolate amargo traz benefícios ao metabolismo.

Por participar da liberação de endorfinas que ajudam a melhorar o humor e a ansiedade, o chocolate amargo melhora o desânimo, o que favorece a sensação de bem-estar e prazer. Existe também o benefício para os praticantes de atividade física, pois o chocolate proporciona mais ânimo e disposição. Além disso, o chocolate é fonte de magnésio, um mineral que atua na contração muscular.

Devido à presença dos flavonoides, o cacau colabora para o controle de processos inflamatórios, auxiliando na melhor recuperação muscular após treinos intensos. No entanto, apesar de todos os benefícios, o ideal é incluir o chocolate na dieta com orientação de um nutricionista, que irá indicar a quantidade ideal de chocolate para que o valor calórico não seja ultrapassado.

Segundo a nutricionista, todos os benefícios do chocolate estão no cacau, portanto, para que se possa usufruir todos os seus benefícios é preciso que o chocolate tenha maior concentração de cacau, no mínimo 50%. Os chocolates ao leite possuem relativamente baixa concentração de cacau e normalmente mais gordura e açúcar. A nutricionista sugere o consumo do chocolate amargo com mix de oleaginosas ou frutas no pré ou pós-treino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.