Maternidade

A importância da atividade física durante a gestação

Veja alguns cuidados e os exercícios mais indicados.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(google)

No tempo da vovó, a gestante não podia fazer qualquer esforço e tinha que passar o dia todo em repouso para evitar complicações nos noves meses. Mas nos dias de hoje, as futuras mamães são muito mais ativas, elas trabalham, cuidam da casa, do marido e ainda arrumam tempo para ir ao salão de beleza. E ficar em casa de pernas para o ar e não se exercitar não está nos planos da mamãe do século XXI. Os exercícios estão cada vez mais fazendo parte da rotina da gestante. Segundo Mariana Novaes, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, com orientações médicas os exercícios podem ser feitos pela gestante. “Fazer atividade física alivia as dores, principalmente na lombar, inchaços, melhora a disposição da gestante e ainda aumenta a autoestima”, diz.


E os benefícios dos exercícios para as gestantes já foi comprovado. Uma pesquisa feita pela Universidade de Auckland (Nova Zelância) e pela Arizona University (EUA), com 84 grávidas. A metade dessas gestantes praticaram exercícios físicos, andaram de bicicleta cinco vezes na semana, durante 40 minutos, as futuras mamães que se exercitaram apresentaram resultados melhores em relação à saúde. As futuras mamães podem malhar sem problemas, porém, elas precisam ficar atentas à frequência e a intensidade dos exercícios. “Independente do exercício que a gestante esteja praticando, é importante ficar atento à frequência cardíaca que não deve ultrapassar de 140 bpm”, explica a fisioterapeuta. O tempo de duração da atividade pode variar de 30 a 45 minutos e a frequência é de duas a três vezes na semana. “O ideal é evitar atividades que exijam muito do esforço físico e possa provocar quedas”, afirma Gabriela.


Qual atividade praticar?
Logo nos primeiros seis meses de gestação a mulher tem mais chances de ganhar peso. Neste período, atividades aeróbicas são as mais recomendadas. “As alterações posturais começam no último trimestre por conta do aumento da barriga. Para fortalecer a coluna e aliviar as dores, o pilates nesta fase é atividade mais indicada, já que os exercícios ajudam a manter a postura”, ressalta a especialista.


Pilates para as futuras mamães
Os exercícios do pilates melhora a circulação na região pélvica, alonga toda a coluna e musculatura da pélvis, evita câimbras e varizes, auxilia na prevenção de dores na coluna, fortalece as pernas e mobiliza a articulação dos ombros. ”O Pilates pode ser trabalhado ainda com o auxílio de aparelhos que irá beneficiar ainda mais a gestante”, conta a fisioterapeuta.


Cuidados que a gestante deve tomar
A fisioterapeuta revelou algumas dicas para a gestante se cuidar na hora dos exercícios. Confira:

- Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico;

- Para obter os benefícios do pilates, a gestante deve fazer pelo menos duas aulas por semana;

- Fique de olho na frequência cardíaca durante qualquer atividade física;

- Alerta: Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.