Bem estar

São João: cuidado com as queimaduras de fogos

Saiba o que fazer se alguém se machucar.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

O período junino é conhecido pela animação das festas, mas também é sinônimo de preocupação devido o uso de fogos de artifício e o alto índice de casos de acidentes com queimaduras graves. A dermatologista Samanta Meneguzzi, explica que algumas medidas preventivas podem evitar acidentes. Na hora de soltar o rojão, o ideal é que o material fique, ao menos, 60 cm da mão e afastado do rosto. É necessário evitar a proximidade com fios elétricos e nunca apontar para locais em que pessoas estejam circulando, e jamais utilizar materiais de fabricação caseira. Com relação as crianças, elas devem ser afastadas do local onde estão soltando os fogos.

E quando ocorrem queimaduras, as mesmas devem ser tratadas de forma adequada, e não utilizar produtos como manteiga, pasta dental e ovo. O correto é resfriar rapidamente a área atingida com água corrente, ou envolvendo o membro com pano limpo e molhado com água gelada. Evite tecidos ou materiais que possam grudar no ferimento, como, por exemplo, algodões.

Segundo a dermatologista, entre os cuidados também é preciso evitar que as bolhas sejam estouradas e retirar roupas e acessórios, pois o corpo incha naturalmente após a queimadura e esses objetos podem ficar presos. E quando ocorrem queimaduras de via aérea, como o nariz, a remoção para o hospital deve ser imediata, pois pode haver edema de glote de rápida instalação, levando à morte por asfixia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.